VII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte

Setembro foi mês de grandes emoções no NEPFEE.

Tivemos o curso CURSO DE EXTENSÃO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE aprovado na  câmara de extensão da UNIVASF; que será um curso teórico prático pensado para estudantes e profissionais de diversas área que se interessam pelo esporte. O curso é uma oportunidade para se compreender o fenômeno esportivo de forma mais abrangente e de forma multidisciplinar.
Interessados sobre mais informações entre em contato pelo e-mail erikapsicoesporte@yahoo.com.br.

Entre dias 4 e 7 de setembro, aconteceu em Ribeirão Preto, S.P.,  o VII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do esporte, um evento que reúne as grandes cabeças  que fazem e escrevem sobre Psicologia do Esporte no Brasil.

Em por falar em escrita, na programação do evento alguns livros foram lançados, entre eles o Psicologia do Esporte e do Exercício: modelos teóricos, pesquisa e intervenção organizado por Erick Conde, Alberto Figueiras, Luciana Angelo, Adriana Pereira e Cristianne Carvalho e Psicologia Social do Esporte organizado por Katia Rubio e Juliana Camilo. Estes livros possuem textos escritos pela Erika Epiphanio coordenadora do NEPFEE.  

Adriana Pereira, Cristianne Caravalho e Luciana Angelo.
Erika Epiphanio, Cristianne Carvalho e Livia Viana (parceiras no capitulo Esporte, cooperação e solidariedade.




Um dos capítulos escrito pela Erika fala sobre Ciclismo, tema da roda de conversa facilitada pela mesma no Congresso, que recebeu a equipe de ciclismo de Ribeirão Preto para um bate-papo bastante interessante sobre a psicologia do esporte no ciclismo.
 


Thais Petroni (psicóloga da base da equipe de ciclismo de Ribeirão Preto); Danilo Terra (diretor); Erika Epiphanio (coordenadora do NEPFEE), Thiago Nardin (pós-atleta e treinado da base) e Levy (Atleta de destaque na equipe em competições internacionais|) 

Erika também levou a reflexão sobre cuidado nas comunicações orais, trabalho produzido em parceria com Roseana Pacheco. Neste momento foi possível intensificar a discussão sobre o compromisso ético da Psicologia do Esporte com as pessoas que fazem parte deste cenário, em que muitas vezes são vistas como máquinas de resultados. O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa que esta sendo ampliada, em que busca as indicações de cuidado em artigos publicados sobre intervenção psicológica. 

O congresso foi marcado por bons encontros, bastante trabalho, feito com um grupo incrível.
 
Livia, Telma e a incansável Adrieli, uma comissão cientifica de primeira qualidade
Comissão organizadora do Congresso Abrapesp, com a equipe mais TOP de monitores.

Também é válido ressaltar o caráter inovador do VII Congresso Abrapesp, que além das apresentações de trabalhos científicos e sobre experiências práticas, trouxe oficinas práticas e encontros temáticos que deram um toque dialógico e prático ao encontro.
Oficina de Lutas

Oficina de danças urbanas

No ultimo dia, a professora Kátia Rúbio foi homenageada pela organização do congresso e foi concedido a mesma o título de sócia honorária da Abrapesp em nome de sua grande contribuição a esta Associação que agradeceu a homenagem em um discurso recheado de emoção.

No final do evento, tivemos a eleição da Abrapesp e a chapa da qual Erika Epiphanio  faz parte foi eleita e a mesma assumirá a vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte. 
Nova diretoria da Abrapesp

E com isto, nos mantemos no compromisso de fomentar a Psicologia do Esporte no Vale do São Francisco.



Comentários