Vem aí III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias


É com imenso prazer que o NEPFEE anuncia o III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias, que acontecerá nos dias 02 e 03 de abril de 2020.
Teremos o ciclo como um dos importantes eventos comemorativos dos 5 anos do NEPFEE.
É isto mesmo, o NEPFEE já irá completar 5 anos de vida e de muito trabalho em abril deste ano.
O Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias teve sua primeira edição em 2017, quando tivemos três encontros para debater sobre algumas possibilidades de métodos de investigação científica tendo a Fenomenologia como aporte teórico e metodológico (http://nepfee.blogspot.com/2017/07/e-comecou-o-ciclo-de-debates-sobre.html).

A criação deste ciclo se deu pela necessidade de divulgar, aprofundar e se apropriar da Fenomenologia enquanto ciência, uma discussão muito cara no ambiente acadêmico da Psicologia que despertou grande interesse de estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas desde a primeira edição do ciclo.
A segunda edição aconteceu em maio e junho de 2019, juntamente com o Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco, um evento que movimentou a UNIVASF e marcou a lugar da Fenomenologia no Vale do São Francisco (http://nepfee.blogspot.com/2019/06/fenovale-o-evento-de-fenomenologias-que.html e https://fenovale.wixsite.com/fenovale)

E neste ano, continuamos fomentando esta perspectiva teórica e investigativa na nossa região, recebendo convidados de grande relevância no cenário nacional como a Dra Maria Ap. Viggiani Bicudo, uma das principais referências da Fenomenologia no Brasil e a Dra. Thabata Castelo Branco Telles, pós-doutoranda que tem desenvolvido grandes estudos na área da Psicologia do Esporte e Fenomenologia, estudando a fundo as contribuições de Merleau-Ponty no Institut des Sciences du Sport-Santé  (Université Paris-Descartes). Além dos convidados externos, contaremos com o nosso grupo de professores que tem trabalhado na área como a coordenadora do NEPFEE a professora Dra. Erika Hofling Epiphanio, professor Dr. Marcelo Ribeiro, profa. Dra. Silvia Raquel de Moraes, profa. Dra. Barbara Eleonora Cabral, profa. Dra. Shirley Macedo e a mestra Clara Maria Miranda de Sousa.
A programação do ciclo contará com duas conferências, uma mesa redonda e indicando a originalidade do evento serão oferecidas 5 oficinas sobre métodos de análise de dados em Pesquisa fenomenológica (espaços de experimentações sobre como fazer pesquisa fenomenológica). E ainda contaremos com submissões de trabalhos de relatos de pesquisa e relatos de experiências com pesquisa que serão apresentados de forma oral (logo mais as normas estarão disponíveis).
Em breve publicaremos a programação completa.
O III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias é uma realização do NEPFEE (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação) e conta com o apoio do Letrans (Laboratório de Estudos e Práticas transdisciplinares em Saúde e Educação), do NUPIE ( Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil) e do colegiado de Psicologia da Univasf.
As inscrições para o ciclo são limitadas e gratuitas.
Serão disponibilizadas 80 vagas para inscrições online que poderão ser feitas através do link: https://www.sistemas.univasf.edu.br/sge/inscricao/ (acesso o sistema e clique no evento III ciclo de debates sobre pesquisa e fenomenologias) e 20 vagas serão reservadas para inscrições presenciais no primeiro dia do evento.
Não fique fora deste importante evento e faço logo sua inscrição!


Para informações e esclarecimento sobre dúvidas de inscrições, enviar e-mail para nepfee.inscricao@gmail.com.

Para informações e envio de trabalhos enviar e-mail para nepfee.cientifica@gmail.com



Comentários