Relato de uma professora humanista

Por Jaquelline Machado de Oliveira

O sonho da professora...
Tenho sonhado com esse dia tão apaixonadamente... O dia em que homem descobriu que não sabe mais que a natureza e que não precisa dominá-la, nem destruí-la, mas conhecê-la, com ela aprender e viver harmonicamente...
Tenho sonhado com o dia em que o dinheiro e o poder não serão as coisas mais importantes do mundo, mas com o dia em que amor e a fraternidade guiarão os gestos e palavras das pessoas para com as pessoas...
Tenho sonhado com o dia em que as pessoas se preocupem verdadeiramente umas com as outras e que estejam abertas, prontas para ajudar quem quer que seja : independente de cor, raça, credo, opção sexual ou condição financeira...
Tenho sonhado com um homem consciente, capaz de enxergar a vida em sua plenitude, livre para exercer sua existência, na medida em que o respeito por si e pelo outro lhe couber...
Tenho sonhado com uma humanidade mais humana, mais sensível e mais feliz... Que compreenda realmente o valor de ser humano e viver como humano, nessa era e nesse local específico, chamado Terra... Nossa casa...
Talvez não veja meus sonhos realizados, visto que o tempo aqui é pouco para um sonho tão grandioso e ao mesmo tempo tão simples... A vida é tão simples... Por que será que gostamos tanto de complicá-la? E nesse complicar nos perdemos, perdemos a nossa essência...


Muitas vezes tive esse sonho, muitas vezes me senti como se não fizesse parte desse mundo atual, onde o consumismo impera, e se vale o que se tem no bolso...Quantas vezes gritei:
“- Parem o mundo que eu quero descer!”
Queria descer...mas descer para onde? Não tenho resposta...Não posso descer...
Esse é o meu mundo, o mundo em que vivo...eu sou o mundo...Todos somos...
Não dá para cruzar os braços e esperar que alguém salve o meu mundo (Os alienígenas ainda nem foram confirmados cientificamente)...Então, esse é o meu papel e a minha função.
Não preciso de super-poderes para isso, basta eu ser o que sou: Humana. Eis o significado da palavra humano:  "homem sábio", e também chamado de pessoa, gente ou homem”. Gente...Somos todos gente. Sábios...já nascemos assim...a sabedoria está em nós, dentro de nós, basta que a busquemos...
Isso é possível quando nos sentimos livres para sermos quem realmente queremos ser, conscientes de nossas escolhas, aprendendo com nossas experiências (erros e acertos).
Nossas referências são, sem dúvida, nossa família, nossos mestres, nossos amigos, pois é através da convivência, dos relacionamentos que nos desenvolvemos e somos capazes de trilhar nosso próprio caminho.
Então por que nos é tão difícil uma convivência pacífica e prazerosa? Por que não conseguimos ser com nossos pais, filhos, alunos, amigos verdadeiramente humanos? Vivemos nos portando como máquinas e/ou imperadores, detentores da verdade, cheios de uma falsa sabedoria... Sejamos simplesmente humanos, em constante processo de desenvolvimento e aprendizado, onde ninguém sabe mais que ninguém, mas onde o saberes diferentes se juntam e se transformam....         
A educação é o caminho para isso; não essa educação que temos hoje, bancária, de simples “transferência ou depósito de conhecimento”, mas uma educação de sentido, de valor, que provoque no indivíduo o sentimento de busca, de inserção, de comprometimento.

Comentários