Violência na escola: uma discussão necessária

Na noite de ontem, na Univasf, tivemos o I DEBATE do NEPFE com o tema: Violência na escola: uma discussão necessária. O  debate foi mediado pela Profa. Erika Hofling Epiphanio,  coordenadora
do NEPFE,  e contou com a presença dos professores do colegiado de psicologia da Univasf: Marcelo Ribeiro e Virgínia Passos Alves e dos professores de Educação Física: Natanael Barros, diretor da APA e Edvaldo Cardoso Gomes.


Este encontro foi marcado pela reflexão necessária a respeito do fenômeno violência na escola, uma temática que muito tem preocupado os profissionais da educação, assim como a população em geral.
Os dados apresentados sobre o crescimento da violência na escola são alarmantes, no entanto refletem um quadro muito mais abrangente que é o aumento da violência na sociedade como todo. E é fato: o mundo está cada vez mais violento!

A discussão em que foi travada durante o debate demonstra que a perspectiva de se trabalhar mais efetivamente com este problema social, pode sim ter uma contribuição importante de ações na educação, mas sabemos que há também uma necessidade de um comprometimento da sociedade, assim como de políticas públicas que favoreçam o cuidado com esta temática, tanto nas escolas como fora dela.

A violência nas escolas é algo a ser cuidado, as pessoas na escola, sejam elas professores, alunos, gestores e funcionários têm que ser cuidadas para estaremos mais preparados para tantas demandas afetivas e sociais presentes no contexto escolar.

O problema das diversas formas de violência encontrada na escola, está diretamente relacionado com as relações interpessoais e este deve ser o foco das intervenções na nossa sociedade, pois os laços afetivos encontram-se cada vez mais frágeis.

E sem dúvida, um encontro de pessoas, como o de ontem, indica a possibilidade de pessoas comprometidas com  esta problemática, com isto podemos nos alimentar com a esperança de que trabalhando as pessoas, trabalhando as relações interpessoais podemos sim ter um mundo melhor e menos violento!


Comentários