NEPFE no IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte

Na semana passada, do dia 14 a 16 de abril, aconteceu em Belo Horizonte os  IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte e o NEPFE este presente, participando das importantes discussões acerca da Psicologia do Esporte.


Foram momentos ricos em que o esporte olímpico e paralímpico foram focos de apresentação de trabalhos de pesquisa, mas também grande fomentadores de conhecimento na área estiveram presentes contando sobre experiências e discutindo o cenário nacional da Psicologia do esporte.

Alguns temas apresentados: Cognição e Futebol; Personalidade de atletas brasileiros; Intervenção Psicológicas para a melhoria do desempenho de equipes esportivas; Múltiplos caminhos para o desempenho de excelência; Da pesquisa para a intervenção em psicologia do esporte; Novas tendências de investigação relacionada à melhoria de desempenho; Juventude saudável e esporte de elite; Intervenção  com atletas olímpicos e paralimpicos; Validação e avaliação utilizando instrumentos psicométricos para o esporte; Psicologia do Esporte aplicada a lutas e Psicofisiologia em Atletas Olímpicos.
Em ano de Olimpíadas e Paralimpíadas no Brasil, a atenção esteve para este grande e importante evento esportivo.
Além de apresentações de grandes nomes da Psicologia do Esporte do Brasil como Kátia Rúbio, Regina Brandão, Luciana Ângelo, Afonso Machado, entre outros pesquisadores, psicólogos e educadores físicos que fazem esta área evoluir no cenário nacional, tivemos a oportunidade de ouvir diversos palestrantes internacionais vindo de vários lugares do mundo como: Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Nigéria, China, Japão, Canadá, Taiwan e Espanha.




Outro aspecto importante de ser destacado neste momento foi que, pela primeira vez,  os conselhos de Psicologia e Educação Física sentaram para discutir a regulamentação da prática da Psicologia do Esporte. Sem dúvida um grande e importante passo para o fazer profissional desta especificidade profissional.

E ainda na sessão de temas livres o NEPFE apresentou o trabalho intitulado: O SENTIDO DO ESPORTE PARA ATLETAS COM E SEM DEFICIÊNCIA: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA de autoria de  ERIKA HOFLING EPIPHANIO; EMANUELLA MATOS DA SILVA; MARLUCE SILVA DE LIMA; ROSEANA PACHECO REIS BATISTA; SONHA MARIA COELHO DE AQUINO.
Profa. Erika apresentando do trabalho do NEPFE
Eventos como este são sempre importantes para aumentar o conhecimento, ampliar as relações de trabalho e ainda encontrar pessoas que compartilham de mesma paixão pela Psicologia do Esporte. 
Profa. Erika com Isabela Amblard de Recife. 

Psicólogos do esporte da cena norte-nordeste

Confraternizando com os amigos da Psicologia do Esporte



Comentários