Roda de conversa: Desafios da Educação

Na semana passada, o NEPFE esteve na Escola Anália Barbosa com mais uma importante ação.
Foi realizado uma roda de conversa com os professores da escola com o tema Desafios da Educação.
Desde de outubro do ano passado começamos a desenvolver um projeto de plantão psicológico nesta escola, a fim de acolher as demandas de sofrimento na escola, através de uma escuta qualificada por uma estagiária  que faz parte do NEPFE. Neste projeto a proposta é atender todos os envolvidos com a educação: alunos, professores, pais e servidores. Desde o inicio do projeto algumas novas ações se mostraram necessárias para se obter uma escuta ampliada da escola, sendo a roda de conversa com os professores uma destas ações.
Neste momento  podemos conversar sobre os maiores desafios para os educadores brasileiros na atualidade, pensando no contexto que estamos trabalhando: uma escola pública, em um bairro periférico da região do sertão baiano.


Alguns pontos podem ser destacados deste encontro, como: dificuldade em se trabalhar sob a influência das novas tecnologias, hoje extremamente presente através dos smartfones e outras tecnologias que entraram na escola, sem que o professor se sentisse preparado para esta presença; dificuldade em lidar com os problemas sociais e familiares que adentraram a escola, entre tantos outros que estão levando o adoecimento cada vez mais presente do professorado brasileiro; além de imposições de políticas públicas não contextualizadas ao contexto de cada região.
Enfim os desafios são muitos, as relações humanas se transformaram, ou em alguns casos podemos até  dizer que se perderam, pois o respeito ao próximo, ao professor é cada vez mais escasso.
Mas podemos falar também de experiências que foram positivas, que apostam da afetividade e no respeito humano, indicando, quem sabe, um caminho a ser trilhado para que possamos transformar a educação em um caminho mais eficiente de construção humana.
Os desafios são diários e complexos, mas continuaremos a nossa luta para provocar reflexões que possam ser transformadoras.



Comentários