Notas sobre uma experiência


O cuidado tem sido algo bastante discutido em nosso grupo, pois ao se pensar em qualquer atuação seja profissional ou pessoal que envolva relações humanas é de fundamental importância CUIDAR.  Como mais uma reflexão sobre o assunto compartilhamos este pequeno e profundo texto de Roze e Manu. Cuide-se! Relacione-se! Estar com outro é o que nos torna humano e estar com o outro exige-nos cuidado!

Por Rozelair Barreto e Emanoela Lima

Sinto que alcancei uma nova dimensão de mim mesma e um novo modo de ver o outro. A palavra e o sentido a ser absorvido é: CUIDADO... na sua sublime dimensão. Através do cuidado com o outro eu cuido também de mim e na construção do vínculo “cuidatório”, enxergo o humano que há no outro, mas, principalmente, o humano que há em mim. Nesse encontro humanizo-me e abro os olhos do corpo inteiro para enxergar além do que vejo, além daquilo que me disseram que é a realidade.
Para além dos muros, alambrados, cercas, portas, fechaduras e trincos. Para além da grade, da sistematização, dos programas, das teorias e do empirismo. Para além do suposto saber, do comportamento observável, das teorias, do cognoscível, das cadeiras duras postas uma atrás da outra. Para além do citado, do teoricamente embasado, do bibliograficamente referenciado... eu encontrei gente, pessoa, humano... que gritavam: desçam! Venham! Nós estamos aqui! E você pode me oferecer cuidado! E eu fui... e dancei, cantei, ouvi, falei, chorei, ri e gargalhei. Tudo junto e misturado, numa sincronia de diferenças e respeito. E descobri que eu só posso ser gente, me misturar com gente, enxergar a potência minha e do outro, saber que o que ele sente é o que sinto também...
Nesta ciranda, gira as diferenças, porém encontra-se a unidade/coletivo. O cuidado, nessa ciranda se revela como expressão da humanidade, nos remetendo, essencialmente, a nossa condição de ser e estar no mundo, para além de todas as possíveis e cabíveis denominações e conceituações. Mais que nunca, nos dias atuais, anseia-se e retoma-se a pauta do cuidado como espaço promotor de saúde. Assim, reconhecer o outro, respeitar o outro, cuidar do outro, parte do princípio de reconhecer, respeitar e cuidar de si, porque como diria Ray Lima: “Cuidar de mim é cuidar do outro, cuidar do outro e cuidar do mundo”.



Dica de leitura: BONDÌA, J.L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas. 2001.

Comentários