Que mundo é este?

Por Erika H. Epiphanio

Então...
Que momento estamos vivendo?
Tantas lutas, tantas destruições, tantas falcatruas, tanta violência, tanto desrespeito....
São tantas e tantas negatividades que parece que o Cosmos está rebelde!
Não é o Cosmo, é o que o Homem (nós) faz com este mundo, desestabilizando o Universo.

Estas negatividades muitas vezes me afeta, de forma a enfraquecer meu lado humanista que apesar dos pesares, SEMPRE acredita na potencialidade humana em construir algo melhor.

Quando meu coração se enfraquece, tento olhar e me atentar a tudo que pude ver e sentir que me mostrou que isto é possível: hoje, aqui e agora. E quando digo isto, não falo do que os autores escreveram em seus livros, mas falo de que meus olhos puderam ver e meu coração sentir. 

Nos últimos tempos, não tem nada que mais tem me feito sentir o valor da vida, do que o trabalho que realizamos com a APA, por tantos fatores que não conseguiria listar todos. O processo de superação é um grande impulsionador humano. E como amo vivenciar a superação das minhas limitações, como me alimenta compreender a superação do outro e com isto acreditar que podemos superar esta fase tão conflituosa que a humanidade passa.

Quem pôde acompanhar os Jogos Paralimpicos do Rio com certeza teve seu coração alimentado de esperança. Não falou no sentido de colocar os paratletas em uma condição diferente da minha, mas podemos perceber que mesmo tendo funcionamentos ineficientes, mesmo faltando partes, as pessoas podem e conseguem ser melhores e construir uma melhor relação com a existência. 

Com isto concluo que mesmo vivendo em um País extremamente deficiente politicamente, socialmente e economicamente, que falta respeito, ética e moral... quem sabe, podemos vislumbrar um país melhor? Isto, sem dúvida, depende de nossas ações, de superarmos nossas limitações humanas, nossos preconceitos e construir algo que faça sentido a nossa existência.

Indico que assistam o documentário Paratodos: segue o link do trailler e tem disponível no Netflix

https://www.youtube.com/watch?v=HZ1t5Gaf4MM

Nossas ações tem sempre consequência, por isso pense nas consequências de seu voto no próximo domingo. 

Nosso mundo adoeceu, nosso país adoeceu, a humanidade adoeceu e precisamos cuidar...

Comentários