E LÁ VAMOS NÓS! APA E NEPFEE AVANTE!

Olá pessoal,
Estamos aqui novamente para falar de nosso trabalho com a APA. Estamos animadíssimos com os novos projetos para 2017.
No dia 20 de fevereiro retomamos nosso encontro mensal com o grupo de atletas e este encontro teve uma coisa muito especial.
Em 2015, nós do NEPFE iniciamos uma pesquisa com alguns atletas sobre o sentido do esporte para atletas com e sem deficiência e neste encontro apresentamos os dado da pesquisa para para toda a equipe. Foi sem dúvida um momento extremamente significativo em que todos os atletas e equipe técnica puderam conhecer a sua contribuição para o universo científico.
Os presentes estiveram bem atentos a apresentação da profa. Erika H Epiphanio, autora da pesquisa em conjunto com algumas alunas.


O SENTIDO DO ESPORTE PARA ATLETAS COM E SEM DEFICIÊNCIA: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA É O NOME DO ARTIGO ESCRITO PARA COMPARTILHAR OS RESULTADOS DESTA PESQUISA QUE ACABA DE SER SUBMETIDA PARA AVALIAÇÃO EM UM REVISTA DE PSICOLOGIA DO ESPORTE E TEVE COMO AUTORES : Erika Hofling Epiphanio (docente) Universidade Federal do Vale do São Francisco; Emanuella Matos da Silva (discente) Universidade Federal do Vale do São Francisco; Roseana Pacheco Reis Batista (discente) Universidade Federal do Vale do São Francisco E Sonha Maria Coelho de Aquino (discente) Universidade Federal do Vale do São Francisco. 

Quando o artigo for publicado compartilharemos na íntegra ele com vocês, mas só para ter um gostinho segue alguns pontos discutidos e apresentados para o grupo.

ABERTURA
TANTO ATLETAS COMO PARATLETAS TRAZEM UMA VIVÊNCIA ESPORTIVA BASTANTE POSITIVA, APONTANDO O ESPORTE COMO ABERTURA DE POSSIBILIDADES.
AS PALAVRAS OPORTUNIDADE E POSSIBILIDADES FORAM BASTANTES PRESENTES NOS RELATOS DA MAIORIA DOS ATLETAS ENTREVISTADOS, PODENDO INDICAR QUE O ESPORTE POSSUI O SENTIDO DE ABERTURA DE OPORTUNIDADES PARA O SER-NO-MUNDO DO ATLETA, ABRINDO OUTRAS POSSIBILIDADES PARA SEU EXISTIR.
AS VIVÊNCIAS EXPERIENCIADAS PELOS ATLETAS E PARATLETAS ESTUDADOS TEM UM MOVIMENTO DE EXPANSÃO DE PERSPECTIVA DE SER-NO-MUNDO, AMPLIANDO A VISÃO DE MUNDO E DE RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS E DA PRÓPRIA PERSPECTIVA DE POSSIBILIDADES VIVENCIADAS POR ELES.
acolhimento
NOS DOIS GRUPOS ESTUDADOS (ATLETAS E PARATLETAS) O ACOLHIMENTO RECEBIDO POR PARTE DO TREINADOR E DA PRÓPRIA EQUIPE FUNCIONA COMO UM FACILITADOR E ESTIMULADOR NO INÍCIO DA PRÁTICA E TAMBÉM PARA SUA MANUTENÇÃO, SENDO QUE AS VIVÊNCIAS EM RELAÇÃO AO MUNDO HUMANO TAMBÉM FORAM APONTADAS COMO AUXILIAR AO PROCESSO DE SUPERAÇÃO VIVIDO PELOS ATLETAS.
Atletas e o sentido da vida
   Evidencia-se que é pela dedicação ao esporte que eles respondem ao sentido único de suas vidas e se realizam.

Para muitos atletas, ser desportista não é apenas assumir uma profissão como outra qualquer, é algo mais. Eles o compreendem como um modo de vida.
DESENVOLVIMENTO

Além do esporte ter ampliado possibilidades na vida de atletas e paratletas, possibilidades econômicas, sociais e pessoais, ele também proporcionou a ampliação de suas potencialidades no esporte e na vida. A prática esportiva permite que eles acreditem mais em si e desenvolvam suas capacidades. 

RECONHECIMENTO

Podemos perceber através dos relatos de todos os entrevistados, mas principalmente dos paratletas, que a obtenção do reconhecimento social se dá por meio das vitórias alcançadas, reforçando este padrão social em que excluí de certa forma os que não vencem. E, mais uma vez o esporte se apresenta como um dos caminhos possíveis para que indivíduos que possuem limitações sociais, econômicas, físicas ou intelectuais possam vivenciar vitórias
O esporte se mostra como um grande divisor de águas na vivência dos atletas oferecendo a todos eles mudanças positivas no aspecto econômico, psíquico e social. 

 CONCLUSÕES
O trabalho desenvolvido por esta pesquisa aponta a prática esportiva como um recurso de grande valia no processo de desenvolvimento humano para praticantes com e sem deficiência.
O esporte na vida dos atletas e paratletas aparece como promotor da descoberta e ampliação de possibilidades e de suas potencialidades.
Pudemos identificar no grupo estudado que o esporte favoreceu vivências que levaram estes indivíduos à superação de suas adversidades sociais, físicas, econômicas e psíquicas. Assim, podemos afirmar que investir em projetos sociais, que levem a oportunidade de participação em esportes competitivos para população de baixa renda e para portadores de deficiência, trata-se de uma importante ação social.
Além disso, o esporte permitiu a essas pessoas sentirem-se mais autônomas, independentes e potentes, cujas características são muito importantes para a realização pessoal e superação das adversidades da vida

APÓS A APRESENTAÇÃO DA PESQUISA PEDIMOS PARA QUE TODOS ESCREVESSEM O SENTIDO QUE A APRESENTAÇÃO TEVE PARA CADA UM DELES. cREIO QUE PELA PRIMEIRA VEZ FOI USADO A VERSÃO DE SENTIDO NA DEVOLUTIVA DE UMA PESQUISA, MAS ESTE É UM OUTRO CAPÍTULO QUE EM OUTRO MOMENTO COMPARTILHAMOS COM NOSSOS LEITORES, MAS POSSO ADIANTAR QUE FOI DE EMOCIONAR.

e AINDA NESTE MESMO ENCONTRO APRESENTAMOS OS NOSSO NOVOS PARCEIROS EM NOSSA AÇÕES JUNTO A APA. PROFESSORA Maria Theodora Gazzi Mendes DO COLEGIADO DE PSICOLOGIA QUE OFERECERÁ OFICINAS DE YOGA PARA OS ATLETAS E PROFESSOR Leonardo Gasques Trevisan Costa DO COLEGIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FARÁ UMA ASSESSORIA TÉCNICA PARA O GRUPO. 

ENFIM ACREDITAMOS QUE ESTE SERÁ UM ANO MUITO PROMISSOR PARA ESTA PARCERIA, ESTAMOS BEM ANIMADOS. ACOMPANHE-NOS!


Comentários