Fios e furos: a existência humana e tempos de relações virtuais

Na última segunda feira, dia 20 de março de 2017 aconteceu o 4º debate organizado pelo NEPFEE.
Como de costume, trazemos temas polêmicos e atuais para debater com a comunidade.
Neste encontro o tema em debate foi as relações humanas em tempos de comunicações virtuais e para conversar sobre o tema tivemos a presença de três convidados que enriqueceram o debate com perspectivas diversas sobre o assunto.

Quem abriu o debate foi a Jornalista Erica Daiane Costa que apresentou o trabalho que desenvolve com a comunidade da região do Salitre, uma comunidade rural no interior do sertão bahiano. Um trabalho de comunicação, informação, política, educação e cidadania em que utiliza-se das redes sociais como recursos de empoderamento dos jovens da região por meio do Carrapicho virtual, um interessante canal de divulgação do olhar dos jovens sobre as problemáticas da comunidade. Erica trouxe para o debate alguns jovens que trouxeram sua voz para nosso encontro, oferecendo um sentido especial e significativo a todos.




Depois a fala ficou a psicóloga Melina Pereira, que trouxe dados de suas pesquisas e de sua prática com orientação de pais sobre as relações parentais em tempos de mídias virtuais. Melina faz uma importante reflexão sobre os cuidados com a educação, em que nenhum instrumento tecnológico pode substituir o afeto e atenção física. No entanto, reconhece que tais instrumentos se bem aplicados podem sim, ser grandes aliados na educação de crianças e jovens.

E fechando as falas dos convidados o filósofo Alexandre Reis trouxe reflexões muito interessantes mostrando através de leituras de filósofos muito antigos, discussões extremamente contemporâneas, indicando que a a humanidade desde sempre necessita de questionamentos sobre como nos relacionamos e como nos apropriamos do tempo, o tempo do fazer e o tempo do ser.

Os participantes contribuíram muito trazendo questionamentos valiosos a nossa discussão. 



O 4º debate do NEPFEE teve record de público,  foram mais de 63 inscritos, de estudantes e profissionais de diversas áreas. Foram estudantes de graduação e pós graduação de Psicologia, Administração e Enfermagem, alunos do ensino médio, profissionais da educação, educação física, psicologia e gestão ambiental. 
Ficamos muito felizes por proporcionar espaços como este em que podemos discutir temas necessários. Que venham os próximos.







Comentários