Relato de experiência – Aulas de yoga e APA

O texto de hoje trata-se de um belo relato da professora Theodora sobre a experiência com as oficinas de Yoga. 




 Por Theodora Mendes

Novembro de 2016. A Prof Erika entra em contato comigo para oferecer um convite: dar uma aula de yoga para os atletas da APA (Associação Petrolinense de Atletismo). Claro, aceitei na hora, porque sou assim.. adoro contribuir com a prática de yoga para onde puder. Se me faz bem, com certeza fará para outras pessoas. Mas logo após o aceite me veio um questionamento... Alguns atletas da APA são pessoas com deficiências. Eu já trabalhei com psicomotricidade e pessoas com deficiências, mas como psicóloga e nunca com yoga. Como iria adaptar? Será que conseguiria conduzir? Mesmo diante dessas angústias, segui planejando a aula e pensando em todas as possibilidades de adaptações.
Bom... mesmo com o medo de não chegar à um êxito, programei uma aula de yoga, refletindo em adaptações para pessoas com deficiências. Foi quando me deparei com minha própria limitação: chegando na sala azul, não adaptei o yoga para pessoas com deficiências, mas para pessoas. E todos eram atletas. Essa é que foi a grande adaptação... nas aulas regulares de yoga estou sempre, a toda aula, adaptando a prática para os alunos. Ás vezes um chega com gripe, outro com dor nas costas, outro com uma ansiedade tremenda. Toda aula é adaptação. Eu, que tinha na época acabado de receber a notícia da minha gestação, já estava adaptando minha própria prática. Independe de ter ou não deficiências, como assim estabelecemos burocraticamente, mas sim, o simples fato de ser uma pessoa em constante transformação interna e física, para ter a necessidade de uma adaptação.
E eram todos atletas! Bom, se o esporte é para todos, o yoga também é. E como então conduzir uma prática de yoga para as necessidades de atletismo?
Foi então que, a partir da primeira experiência que tivemos juntos, iniciamos em 2017 uma aula regular de yoga, a cada três semanas com o grupo. A prática foi tão acolhida e prazerosa, que nossos encontros ficaram recheados de conversas, apoio e satisfação. Uma alegria enorme poder compartilhar e ver os benefícios sendo experimentados por eles, e ver todos retornando nas próximas práticas.
O yoga trabalha com alguns eixos principais: posturas (chamadas de asanas), respiração (pranayamas), relaxamento e meditação. Foi usando estes conceitos básicos que as aulas se desenvolveram com muita dedicação. Muitas vezes o atleta é visto como aquele corpo de alta performance, onde um treino exaustivo leva o atleta a dar potência em sua “máquina” para atingir um objetivo. Mas será que esta visão é o suficiente para alcançar um êxito? O yoga, que já traz em seu significado do nome de união, busca uma realidade em que não há separação entre mente e corpo. E assim as aulas foram conduzidas, com o intuito dessa integração.
Assim, os asanas contribuíram para benefícios como equilíbrio, flexibilidade e presença. Presença essa que não deixa os pensamentos dissiparem quando a realização de uma postura, mas sim colocar intenção nela. O controle da respiração, através dos pranayamas, traz aspectos de controle interno, da mente e das emoções, para além de uma amplitude de capacidade respiratória. Portanto, auxiliando a diminuir a ansiedade e o estresse, o atleta tem a possibilidade de ter controle interno para o alcance de um objetivo. As práticas de meditação também completam trazendo foco e concentração, o diferencial para um atleta dedicado. Treino físico todos tem alcance, mas concentração é trabalhado em poucos.
Esses são os benefícios elencados como importantes, mas ter vivenciado com eles esses aspectos, tendo a oportunidade de compartilhar cada experiência vivida por eles, é que foi o grande aprendizado e criador de vínculo entre nós.
Agora, dando uma pausa no campo da condução das práticas aos atletas devido ao final da minha gestação, entendi e percebi o quanto o Yoga auxiliou essas pessoas. Uma melhoria na sua imagem corporal, onde é necessário acolhermos o nosso corpo e respeitá-lo nas suas necessidades de hoje. O yoga nos convida para viver o presente, meu corpo e aspectos neste dia, e não o de ontem e nem o de amanhã. Mas aqui e agora. Essa é a integração, a união. E essa é, na verdade, a grande adaptação.

Grata! 

Gratidão pelo lindo trabalho

Comentários