Psicologia do Esporte e paradesporto

No dia 22 de setembro, nossa coordenadora Profa. Dra. Erika Hofling Epiphanio, foi convidada para uma roda de conversa promovida pelo GT de Psicologia do Esporte do CRP 02.
O evento aconteceu na sede do CRP em Recife e teve como convidados o paratleta Ricardo José e o psicólogo Dã Filipe
O tema da roda foi "Uma Reflexão sobre a Psicologia do Esporte e o Paradesporto"


O diálogo durante o evento foi muito produtivo, onde estudantes de psicologia e psicólogos puderam conversar sobre o tema e refletir sobre esta especificidade da Psicologia do Esporte.
A partir de uma provocação do paraatleta, deficiente visual, Ricardo, dois participantes assistiram todo o evento de olhos vendados e ao final do evento compartilharam suas experiências. Momento de grande enriquecimento para a roda.


E na discussão sobre a prática da Psicologia do Esporte no paradesporto fica evidente a necessidade de se fazer uma psicologia direcionado á pessoa, em suas demandas e não focada na deficiência. Afinal o paratleta é uma atleta que encontra-se no mundo esportivo pelas sua potencialidades e tem suas necessidades decorrentes do próprio contexto esportivo. No entanto, podemos refletir na abrangência da prática esportiva para pessoas com deficiência, pois este pode ser um divisor de águas para pessoas que sofrem pelo preconceito e muitas vezes, erroneamente, são consideradas como incapazes e não potentes. O esporte pode despertar a potência humana, por meio das superações contantes.



E ainda, Dã Filipe trouxe uma fala muito importante com relação a políticas de acessibilidade e também sobre suas próprias experiência no esporte.


Pudemos perceber o comprometimento do CRP com políticas que permitam melhor acessibilidade das pessoas , além de uma preocupação com a Psicologia do Esporte, como uma  área em contante crescimento e que momentos como este de diálogos favorecem que tenhamos uma Psicologia do Esporte mais séria e comprometida com a nossa realidade na região nordeste. 



Nós do NEPFEE, ficamos muito felizes por participar deste momento, e que venham outros para compartilharmos nossas experiências com a Psicologia do Esporte e com o paradesporto.

Comentários