Versão de Sentido sobre uma apresentação na Jornada Científica da UNIVASF

texto de Emanoela Souza Lima




Gostaria de começar esse texto falando da alegria que me toma ao chegar ao final desta Iniciação Científica e ao olhar para trás notar como em um ano eu cresci enquanto pesquisadora dentro da Psicologia. Cresci por que a pesquisa foi um espaço de formação profissional no qual pude aprimorar a escuta clínica, aspecto tão essencial no fazer da minha profissão.




Sim, meus sentidos se renovaram a partir do momento em que eu, minha amiga (de vida e pesquisa) Rozelair e a professora Erika nos propomos a lançar um olhar ampliado sobre os sofrimentos que permeiam o espaço escolar. Não foi qualquer olhar, foi um olhar de cuidado e atenção ao que poderia emergir a partir do encontro. Foi difícil no início desapegar de modelos mais engessados de se fazer conhecimento científico, mas ontem, em meio ao nervosismo por causa de uma apresentação na Jornada Científica da Univasf, pude perceber como pesquisas que se propõe interventivas abrem caminhos para que as relações se tornem cada vez mais dialógicas, principalmente dentro do campo educacional, área que intensifica o meu sentido de estar-fazer Psicologia. 

É através da compreensão da realidade do outro que quero desenvolver as minhas futuras pesquisas. Posso dizer, meus caros, que compreender não é um trabalho tão fácil como alguns dizem por aí. Compreender é estar implicado, melado em todo processo e então você começa a perceber que as coisas tomam novas delineações, pq os outros que estão implicados nesse movimento de pesquisa são mais do que meros objetos/participantes. 

Como disse ontem na apresentação: precisamos romper com as relações objetificadas e criar espaços de encontros verdadeiros, estes somente são (e serão) possíveis mediante à relações eu-tu. Isso serve, inclusive, para as nossas propostas de se fazer ciência!





Comentários

  1. Manu e Roze muito sucesso a vocês no escutar e pesquisar em educação! A Erika fica a gratidão por persistir em insistir em mostrar como pesquisar diferente, com o olhar do outro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário