Retomando os trabalhos!

Caros leitores e amigos do NEPFEE, ficamos um pouco distante das postagens do nosso blog, mas estamos de volta!
O NEPFEE não para, são muitas coisas novas para contar, afinal apenas o blog que ficou descansando, mas nossos trabalhos nãoooo.

Antes de começar a contar os novos projetos, será importante fechar a "Gestalt" de 2017 e falar sobre os encerramentos no ano passado.

Em dezembro, finalizamos o segundo projeto de extensão realizado com a APA (Associação Petrolinense de Atletismo). Foi um encontro marcado com muito gratidão e aprendizagem, firmando uma parceria de ideais que seguem para além de projetos de extensão e pesquisa.
Equipe APA

Sonha, Jaqueline, Sabrina (alunas no projeto), Marciano (técnico da APA) e Erika (coordenadora do projeto)

Foi mais um momento em que a troca de experiências fizeram todo o sentido para a construção deste trabalho.




E ainda marcando esta parceria, no final do ano saiu publicado nosso artigo sobre sentido de esporte para atletas com e sem deficiência, confira na Revista Brasileira de Psicologia do Esporte  https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/7819/5439 e a apresentação do trabalho de extensão na XII Mostra de Extensão Universitária da UNIVASF.
A apresentação foi feita pela aluna Sabrina Magalhães que relatou sua experiência no projeto. A seguir seu relato:
"Venho compartilhar com vocês um pouco sobre minha experiência em um projeto de extensão de psicologia voltado para o trabalho com atletas, paratletas e técnicos da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), com o tema “Cuidado e Integralidade: a experiência de uma prática psicológica aplicada a uma equipe esportiva”.
Sem dúvidas foi uma experiência muito significativa, pois além de ter sido meu primeiro contato com um projeto de extensão, também foi a primeira vez que tive a oportunidade de conhecer sobre a psicologia no contexto esportivo. O trabalho com pessoas que apresentam necessidades especiais despertou meu olhar acerca do ser humano. E as distintas formas de lidar com suas limitações me fez refletir sobre a importância do esporte na vida daquelas pessoas, como ferramenta essencial para construção de autonomia e sentido da vida. Estar inserida em campo, podendo conhecer alguns atletas e suas tantas histórias de vida, bem como adquirir conhecimento de termos esportivos e perceber a teoria alinhando-se á prática marcaram minha caminhada dentro da Univasf.
Perceber o conhecimento que adquiri ao longo desse projeto tanto nos momentos de observação dos treinos, reuniões mensais com toda a equipe, quanto nas reuniões de planejamento para cada ação me impulsionaram a aprofundar o conhecimento sobre a psicologia do esporte.
Por fim, quero deixar meu imenso agradecimento á coordenadora desse projeto pela oportunidade de conhecimento, inserção em campo e pela troca de experiências. Também agradeço a equipe APA pelo acolhimento e por tantos ensinamentos.  Cada momento nesse projeto foi marcado por aprendizados e desenvolvimentos de possibilidades."

Como estamos muito atrasados para noticiar o fechamento de 2017, deixarei para próxima postagem o fechamento do projeto de Iniciação Científica, mas agora não demoro!

Comentários