Cuidado e pesquisa: uma construção significativa do saber científico.

Por Erika Hofling Epiphanio

Falar sobre o Com-versando é algo que me traz muita alegria, pois este é um projeto que surge de uma provocação de sentidos.
Em 2016 eu e duas estudantes iniciamos uma investigação que buscava compreender o sentido do sofrimento presente na educação. Para o desenvolvimento desta pesquisa buscamos a Secretaria da Educação de Petrolina para obter anuência para a realização das coletas de dados e também para que fosse indicadas escolas em regiões distintas do município, para com isso atingirmos uma ampla visão do fenômeno.
Também no sentido de ampliar nossa escuta ouvimos por meio de entrevistas e grupos focais todos os  envolvidos  com o processo educacional (gestores, professores, estudantes, pais e servidores). Estivemos em três escolas municipais em diferentes regiões e pudemos perceber que a maior parte do sofrimento presente na educação diz respeito aos relacionamentos interpessoais, a ausência de espaços em que as pessoas possam ser ouvidas e respeitadas em suas diversidades, falta de perspectiva de futuro, enfim evidenciou-se que o cuidado é bastante negligenciado no ambiente escolar.
Ao final das coletas o nosso grupo de pesquisadores retornamos a secretaria da educação para fornecer uma devolutiva dos dados e o mesmo foi feito com nas três escolas.
 Devolutiva na Escola Municipal Paulo Freire


Foram momentos significativos  quando em uma atitude dialética, nós como pesquisadores retomamos aos nosso colaboradores com os dados que eles nos ajudaram a construir e mais ainda com a possibilidade de devolver aos mesmos uma proposta de intervenção que pudesse acolher a demanda deste sofrimento e construir novas possibilidades. E então surge o Com-versando: uma proposta de diálogo no ambiente escolar, um projeto de extensão universitária, coordenado por mim que tem por objetivo oferecer espaços de diálogo e cuidado no contexto escolar.
A primeira escola contemplada com o projeto é a escola Paulo Freire, que nos abriu as portas e acolheu o projeto que iniciou as suas atividades em março deste ano. Em breve traremos mais relatos sobre o que está acontecendo no com-versando, mas já posso adiantar tem muita coisa bacana a ser compartilhado como nossos leitores. Aguardem!
 Equipe com-versando apresentando o projeto na escola Paulo Freire

Comentários