MARATONA DE CUIDADO


No dia 09 de junho de 2018 o projeto Com-versando realizou a I Maratona de cuidado na Escola Paulo Freire, juntamente com o mutirão de construção da Tenda Com-versando.


Foi um sábado muito especial, em que foram desenvolvidas diversas atividades para toda a comunidade escolar, a saber: estudantes, professores, servidores e familiares.
O projeto Com-versando é um projeto de extensão universitária que tem como foco levar à comunidade escolar espaços de diálogo e cuidado.  Nossas atividades iniciaram em fevereiro deste ano e os alunos que fazem parte do projeto estão presentes na escola toda semana, promovendo escuta e organizando atividades para todos.

No intuito de atingir toda a comunidade, foi que surgiu a proposta da Maratona de cuidado, em um sábado para que as famílias também pudessem participar.

Como o projeto não conta com nenhum tipo de financiamento os recursos humanos são totalmente voluntários  e  os materiais  são frutos de doações dos próprios membros do projeto.

Nesta I maratona contamos com a parceria dos projetos Erê- com a contação de histórias (sob coordenação do Prof. Marcelo Ribeiro), projeto Cuidando do Mestre (sob coordenação do Prof. Marcelo Ribeiro e Clara Sousa), Liga de desenvolvimento (sob coordenação da Profa. Marcela Fulanete), Acordes que curam, Escola Verde e Acompanhamento psicopedagógico e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento da queixa escolar( sob coordenação da Profa. Virginia Passos), ainda tivemos a colaboração dos estagiários da profa. Erika Epiphanio, coordenadora neste projeto e de familiares.


Agradecemos a colaboração de todos que estiveram neste dia, contribuindo com oficinas e atividades de grande relevância a comunidade escolar e a direção da escola Paulo Freire por todo apoio ao projeto, abrindo as portas e o coração para nós.

A seguir iremos relatar nossas experiências.

Erika Hofling Epiphanio
Dia 09 de junho foi um dia muito especial . Sou uma pessoa impulsionada por ideias. Desde o início do projeto queria que o projeto Com-versando tivesse seu espaço próprio dentro da escola. Um espaço de referência ao cuidado e ao acolhimento no ambiente escolar, com isso, criei a ideia de ter a Tenda Com-versando, no entanto me impactava a dúvida de como fazer para viabilizar esta ideia sendo que nosso projeto não tem recursos financeiros.
Um certo dia, uma nova ideia surgiu, que seria de fazer um sábado de atividades na escola promovidas pelo projeto e com isso ter o mutirão da construção da tenda, para que a comunidade se integrasse  ao projeto , podendo considerar  a tenda como cuidado ao espaço físico da escola e assim lancei a ideia, sem ter menor ideia se daria certo. Sempre tendo o apoio de meus alunos (Paulinha, Jaci, Tereza, João e Silvio) que sempre  emplacam  nas minhas viagens, por minha sorte e, do meu companheiro Juliano que constrói ideias como ninguém. Pegamos alguns materiais que tínhamos em casa, fizemos campanha para arrecadar caixa de leite para cobertura da tenda e fomos a luta.







Para a maratona fui solicitando aos colegas do colegiado de psicologia e estudantes que pudessem colaborar com a proposta e coisas lindas surgiram. Fiquei muito emocionada com cada uma das propostas que chegaram, como se todos soubessem o que se passava em minhas inquietações e assim a I Maratona de cuidado da Escola Paulo Freire, nasceu, construída com muita sensibilidade, carinho e amor à educação.
A tenda com-versando foi construída com ajuda de funcionários, familiares e estudantes e ficou linda!
Agradeço ao Juliano pelo projeto e execução, sem ele não teríamos este lindo espaço para desenvolver nossas ações.


João Paulo Leite
“Foi maravilhoso ver a comunidade escolar e nossos parceiros envolvidos em relações de cuidado pautadas no diálogo. Meus profundos agradecimentos à todos que contribuiram com esse momento de cuidado e diálogo na escola”.


Silvio
Resumindo a maratona em uma frase:
Todos juntos como um só organismo trabalhando para o bem-comum.


Jaci
O ato de cuidar e ser cuidado floresceu em meio a simplicidade do encontro, da conversa e do olhar. Nesse dia da maratona vi o quanto o com-versando se expandiu e não somos mais 6 e sim toda Paulo Freire.


Esta com certeza foi a I Maratona de Cuidado. Que venham outras, pois o projeto Com-versando está crescendo, logo as ações de cuidado de expandem na comunidade escolar do Paulo Freire.

Comentários