Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco: nossos convidados!


No post de hoje vou falar sobre o Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco.
Este encontro foi gestado nas reuniões de estudo do NEPFEE, em que os estudantes constantemente me cobravam, ou melhor, me convocavam e me provocavam para que fizéssemos um evento de Fenomenologia no Vale. E como sempre eu muito atarefada me faltava pique para pensar em organizar mais este evento, mas o tempo foi passando e vi algumas destas estudantes se aproximando do final do curso e me sentia em divida com elas, pensando “puxa logo se formam e eu não fiz o encontro de Feno”. Até que um dia, por causa do Trabalho de Conclusão de Curso de duas destas importantes personagens (Sonha e Manu) eu enviei um e-mail para o meu grande Mestre Mauro Amatuzzi para pedir uma referência de um texto dele e aí, meio que por brincadeira, eu joguei o convite a ele, se ele toparia vir ao Vale participar de um evento, e para minha surpresa e alegria e delírio deste maravilhoso grupo ele aceitou, aí tivemos que fazer o evento acontecer.
Em uma das nossas primeiras discussões, antes mesmo de buscar as parcerias com os outros grupos de pesquisa ligados à Feno da UNIVASF, fomos investigar qual o nome que daríamos (congresso, simpósio, seminário ou encontro?) e confesso que até agora não tenho muita clareza das especificidades de cada um, mas sempre soube, que o nome mais propício para o que eu idealizava era Encontro, pois sempre acredito na potência e na beleza dos encontros, tema muito caro à Fenomenologia.
Mauro Amatuzzi

E para se falar de um Encontro, acho pertinente começar a falar dos convidados, pois encontros acontecem entre pessoas, e como Buber nos ensina, nos afetos e afetações que acontece no “entre”.
Agora então tenho que me referir ao primeiro encontro com a Fenomenologia, pois é bastante significativo ter conosco o meu grande mestre Mauro Martins Amatuzzi, pois foi com ele que conheci a fenomenologia, quando tive a oportunidade de realizar meu mestrado sob sua orientação. Mauro é a pessoa mais humana e sensível que me deparei no mundo acadêmico, creio que se não fosse por este encontro eu teria tomado outros rumos. Meu mestrado conclui em 1996, sim faz 22 anos e durante todo este tempo, em todos os momentos que recorri ao mestre, ele gentilmente me recebeu e me acolheu. Não é por acaso que é o autor da obra, para mim grande referência em minhas disciplinas “Por uma psicologia humana”, e é nesta Psicologia que eu acredito!
Ainda falando de antiguidades, o meu encontro com Vera Cury precisa ser destacado. Tive o privilégio de ser aluna de Vera na graduação em uma disciplina sobre a ACP (Abordagem Centrada na pessoa), na época não fazia a menor ideia da ligação com a Fenomenologia. Vera, creio eu, salvou minha graduação, pois tinha muita dificuldade em me identificar com a Psicologia que era ensinada na época, pois nos apresentavam a Psicanálise e o Behaviorismo, e sei lá como a Vera conseguiu este espaço.  Enfim, era apaixonada pela disciplina, mas mais ainda pela mulher que Vera sempre foi. Linda, inteligente, afetuosa, uma pessoa incrível, que se tornou minha primeira supervisora clínica depois de formada. Em 2017 a reencontrei em um congresso de Fenomenologia e tive a grata surpresa de ouvi-la, de estar com ela e me parece que todos os sentimentos de admiração se afloraram me fazendo sentir uma jovem deslumbrada, o que é uma grande vantagem para uma mulher de quase 50 anos. Mais uma grande referência na área que aceitou o convite de estar aqui conosco.
Agora apresento os convidados da “casa”, pessoas queridas, que conheci em Petrolina trabalhando na Univasf. Pensa num povo que trabalha! Só com esta força toda que conseguimos realizar em Encontro desta magnitude.
Vera Cury


Vou começar pelos parceiros do Letrans (Laboratório de Estudos Transdiciplinares) do qual tive o privilégio de ser convidada quando cheguei e que também segue como apoiador deste evento: Silvia Raquel Morais, profissional dedicada, competente e que manja de Heidegger como ninguém, sempre me ajudando e colaborando em minhas aulas. Shirley Macedo, uma maquina de produção de conhecimento significativo, uma pessoa incrível com quem tenho aprendido muito desde que cheguei por aqui. Marcelo Ribeiro, este é o cara, quando o assunto é Educação, parceiros de projetos e alguém que neste processo me mostrou grande abertura, conhecimento e confiança, dos quais serei sempre grata. Barbara Cabral, parceira dos projetos de plantão psicológico, profissional muito competente que milita de forma autêntica pela saúde mental e que me apresentou muito da cultura regional.
Melina Pereira, minha gestalterapeuta preferida, competente, humana e alguém por quem desenvolvi grande carinho e parceirias. Roberta Melo, uma grande descoberta no colegiado de Educação Física, que estuda Merleau-Ponty e tem feitos trabalhos lindíssimos com a sociologia do corpo. Marcelo de Maio Nascimento, outra grata surpresa do colegiado de Educação Física, um grande leitor de Heidegger, em alemão. Alexandre Reis, um filósofo que encanta com as palavras e muito tem contribuído para discussões de grande relevância à Psicologia e Fenomenologia.  Luciana Duccini, uma fofa, gosto muito desta pessoa e quando soube que esta cientista social também transita pela Feno, me encantei ainda mais. Paula Galrão uma mulher na luta pelas mulheres, uma referência quando o assunto é mulher!
Apresento agora quatro pessoas incríveis que conheci em 2015 no Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições, que ajudei a organizar na UNIVASF. Carmem Barreto, alguém que já tinha lido muito e ao conhecer percebi o quanto conhecimento carrega e compartilha. Ana Santana, que figura, muito disponível e carinhosa, com uma bagagem profissional na Saúde Publica que tem muito a nos ensinar, Suely Emília dona de um conhecimento construído de forma popular e social que muito me encanta, e tenho certeza que encantará a todos. E por ultimo, mas não menos importante o mito: Darlindo Ferreira. Quando cheguei assumi a cadeira que havia sido dele e o cara era idolatrado por todos alunos. Foi uma super responsa ocupar este lugar e quando o conheci entendi tudo, eita cara bom, tem uma fala com poder de transformação!
E por falar em cara carismático temos como convidado também o jornalista João José Borges, uma pessoa de um sorriso que transforma qualquer ambiente e possui um conhecimento sobre corporeidade de grande relevância.
Cristiano Roque Barreira

Ainda tenho outros três ilustres convidados a apresentar que são grandes amigos da Psicologia do Esporte e que dividem comigo esta junção entre Psicologia do Esporte e Fenomenologia. Cristiano Barreira: um grande estudioso de Husserl, como vi poucos, e uma referência em Psicologia do Esporte. É Presidente da Abrapesp (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) e ainda diretor da Escola de Educação Física da USP- Ribeirão Preto. Marta Magalhaes, pessoa que tenho muita admiração pelo trabalho inédito que faz , da Psicologia do Esporte na arbitragem de Futebol, mulher porreta, que faz a diferença na CBF e ainda é gestalterapeuta.  O amigo mais recente Leo Nepomuceno, do GT da ANPEPP de Psicologia do Esporte, um pesquisador que desenvolve estudos muito interessantes com esportes não muito tradicionais no mundo acadêmico como o surf.

Marta Magalhaes a direita, no Congresso da Abrapesp

Teremos ainda a nobre presença do Adriano Holanda, uma das maiores referências da Fenomenologia atual. Escritor incansável, polêmico em suas falas! O conheci em um congresso, em que tudo que eu precisava ouvir era o que ele tinha a dizer, não vou contar o que foi para não dar spoiler. 
Para fechar este post, que já está ficando muito longo tenho que apresentar rapidamente as pessoas que encontrei no Vale, que dão sentido ao estar aqui, que estão comigo construindo conhecimento, embarcando em minhas ideias e acredito, fazendo a diferença.  Sem estas pessoas não teria coragem de ter aceitado mais este desafio de fazer o Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco, são estudantes, ou já profissionais que pude participar de suas formações: Sonha, Manu Lima, Clara Souza (que  esta como convidada e é uma profissional incrível quando o assunto é Educação), Roseana Pacheco, Thamara, Rozelair, Milena, Tainá, Camila Ferraz, Silvio Guimarães (também convidado, uma referência no Vale quando o assunto é suicídio, e meu parceiro em  vários projetos) e todos os demais estudantes que fazem parte da comissão organizadora deste evento, sem estas pessoas este sonho não seria realizado nunca.

E agora caros leitores, convido vocês a participar deste grande encontro: o Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco, um encontro feito com afetos e com muito conhecimento.
Acesse o site: https://fenovale.wixsite.com/fenovale, faça sua inscrição e inscreva seu trabalho e compartilhe conosco suas experiências e estudos.

Comentários