FenoVale: o evento de Fenomenologias que acorreu no Vale do São Francisco

Por Erika Hofling Epiphanio

Caros leitores,
Como sempre estamos bem atrasados em nossas publicações, pois são muitas ações para contar e o “velho” e “bom” tempo nos pregando peças .... cada vez os relógios parecem mais acelerados, aff!
E para não perdemos mais tempo, vamos ao texto de hoje.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas experiências do FenoVale, o Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco, que ocorreu nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho em Petrolina, na UNIVASF, que o NEPFEE foi um dos realizadores. 

Foi um evento marcado por grandes encontros em um clima de festa, com profundidade de conteúdos e com muitos afetos.

De antemão já peço desculpas por não conseguir relatar tudo o que ocorreu, falar sobre todas as mesas, mas por estar na organização do evento corri mais que maratonista, me impedindo de estar atenta em todos os espaços e também por já ter passado alguns dias, minha memória já foi atropelada por tantas demandas, mas alguns destaques serão trazidos deste texto.

E vamos lá, contar um pouco do evento que  movimentou Petrolina nestes três dias, em que tivemos lágrimas derramadas em apresentações que tocaram a platéia e os convidados, como no trabalho apresentado por Suely Emilia da UFPE de Garanhus na mesa sobre saúde mental, que nos abrilhantou  com relatos afetivos de experiências  de uma psicologia que vai fundo onde o povo e a dor habitam, juntamente com falas expressivas e afetivas de Silvia Moraes e Barbara Cabral e Vera Cury.
Teve papo sério também sobre Educação na mesa dialogada por Clara, Marcelo e Melina.
E falando em Educação,  a formação também foi debatida em um espaço em que se pensou a Formação em Psicologia para a prática em instituições públicas, diálogos promovidos por Barbara Cabral, Darlindo Ferreira e Carmem Barreto.
O corpo se fez presente na mesa com Marcelo de Maio Nascimento, João José e Leo Nepomuceno, que teve até um momento de relax.


Houve muita diversão propiciada com os jogos dos cartões, trazidos por Marta Magalhães que nos presenteou com os cartões oficiais da FIFA e nos proporcionou boas risadas nos momentos de "controle" das falas. E falando de Marta, esta gigante no mundo da Psicologia do Esporte com arbitragem nos contou da Gestaltterapia  aplicada em um contexto nada convencional, mostrando que a Psicologia pode estar em todos os espaços, promovendo cuidado e acolhimento às pessoas, sejam elas atletas, árbitros, na educação e na clinica,  gente como a gente!


Teve também um divertido Show de prêmios com nosso querido Fagner, egresso da UNIVASF que se fez tão presente em nosso encontro. 
Nosso encontro teve Arte e Cultura, mostrando um pouco do sertanejo nos intervalos para o café, que teve música, poesia, dança e forró para encerrar com todos dançando ao som de Romerito.


Um destaque que não podemos deixar de apontar foi a presença ilustre do grande Mauro Amatuzzi, que teve presença de celebridade, que todos queriam uma foto ao seu lado. Afinal ter em um encontro as palavras sábias deste grande pensador, falas que tocaram o coração de todos é realmente motivo de tietagem.

Teve gente que veio de longe para estar no evento, como esta galera de Irecê!

E voltando a falar de palavras, uma mesa sobre escuta merece um destaque, em que tivemos Mauro Amatuzzi, Cristiano Barreira e Shirley Macedo dialogando.
Ainda recebemos Ana Santana e Adriano Holanda em uma discussão potente sobre a construção de conhecimento.
Foram três dias de diálogos potentes, nas mesas, nas apresentações de trabalho, nos corredores e nas mesas de restaurantes, deixando-me com cabeça a mil nestes dias.



Destacamos também a comissão Bem-estar sob o comando da querida Silvia Moraes que arrasou nos quitutes e na decoração!


Recebemos muitos elogios após o evento e o melhor é que saio desta experiência com a sensação de missão cumprida, mas sem dúvida transformada pelo que foi vivido, conversado e compartilhado nestes dias.
Para finalizar só tenho a agradecer a todos que participaram da comissão organizadora, todos foram fundamentais para o sucesso do FenoVale e agradeço aos participantes que confiaram e investiram nesta rica experiência.
Sem dúvida, o FenoVale marcou a história da Fenomenologia da UNIVASF, mostrando que é possível trabalhar sério, com cientificidade, ética e acolhimento, tudo junto e misturado como a Fenomenologia nos ensina.


A seguir o vídeo produzido por Fernanda Walentina, que com grande sensibilidade registou alguns momentos do FenoVale. 




Comentários