Uma carta de sentidos fenomenológicos



O texto de hoje é o ultimo a ser publicado dos alunos da disciplina Psicologia Fenomenológica-Existencial I, do curso de Psicologia da UNIVASF de 2019.1. 
Neste texto a aluna Ana Raquel escreveu uma carta a um amigo para de forma sensível e pertinente refletir sobre temas estudados na disciplina, intercalando com uma discussão sobre relacionamentos na era digital. Aproveitem a leitura!


 Por ANA RAQUEL FERREIRA VIANA



Querido amigo,
Hoje senti saudades suas, daquelas que faz doer, então resolvi escrever essa carta. 
Nesse momento você está estranhando completamente porque sei que você ama as redes sociais e que na certa quando eu mandasse uma mensagem seria prontamente respondida. Porém querido amigo, a saudade é tanta que só essa carta te fará sentir todo o meu amor por você e também queria desabafar sobre coisas que tem me deixado aflita.
O motivo da minha aflição é a perda do relacionamento humano, a falta de contato e presença. O ser humano é tão completo e lindo, que me dói perceber que nos dividimos tanto, somos seres com sentimentos e pensamentos que precisam ser compreendidos e entendidos, conseguimos enxergar o mundo de forma única, porém isso está passando batido. 
Coisas como essa não tem me deixado dormir, nos esquecemos que as redes sociais foram feitas para ajudar e aproximar, mas estamos as usando para nos afastar de nós mesmo e dos outros. Se começássemos a perceber a influência que exercemos sobre o mundo e o mesmo sobre nós, começaríamos a perceber a existência do outo, que é tão completo como somos e enxerga o mundo da sua própria maneira. 
É tão engraçado tudo isso né? Como atribuímos sentidos as coisas, e como isso gera uma unidade entre nós e elas, e o mais engraçado de tudo é que cada indivíduo atribui um sentido diferente a cada coisa. Como nós dois, você ama as redes sociais e as defende custe o que custar, já eu estou aqui reclamando das mesmas para você. Somos únicos, lindos e completos, por isso te peço paciência comigo e que compreenda toda essa angústia que habita em mim. 
Por isso amigo, por favor esqueça tudo que você sabe e acha sobre esse assunto, deixe a sua atitude natural e entenda o meu ponto de vista através dos meus olhos, eu sei que estou te pedindo algo muito difícil, mas deixe seus ideais de lado e por favor veja tudo pela minha visão, só peço que me entenda como amigo.                        
Você sabia que eu descobri algo que provavelmente ajude o ser humano a se relacionar melhor? É a Fenomenologia! É tipo uma ciência para compreender o sujeito e seus conflitos, acabando com o pensamento determinista. Um homem chamado Husserl, que por acaso é o pai da fenomenologia, queria voltar as coisas mesmas, e o que seria isso você deve estar se perguntando, bom são as coisas como realmente são e para isso ele buscou conhecer as experiências e começou a olhar para o sujeito através disso, no caso do sentido que era dado ao que era vivido. 
Percebe amigo como os nossos relacionamentos com o outro fluiriam melhor se tivéssemos em mente a vontade de nos compreender como um todo e compreender o nosso próximo.      
Recentemente eu tenho percebido como as redes sociais não estão me fazendo bem, algo bem particular meu e vou desabafar contigo. Eu tenho buscado um ideal que é impossível de alcançar, seguir pessoas com vidas perfeitas, corpos lindos e com todo dia algo incrível para contar tem me deixado triste, pois não sou assim e quando eu vejo no espelho quem realmente sou, me dói, porque eu queria ser como as pessoas do Instagram são, ah como eu queria!
Tenho me distanciado das pessoas ao meu redor por conta disso, não me sinto bem como sou, pois, queria ser outra pessoa e isso tem me adoecido. Por essas e outras razões tenho meus problemas com as redes, pois além de me fazer ficar descontente com quem sou, me fez perder o diálogo e aproximação com os outros.                                            
Essas angústias que estou te contanto aqui é para te deixar por dentro do que tem acontecido dentro de mim. Eu também estou fazendo psicoterapia e foi por causa disso que eu percebi tudo que está acontecendo. Olha tenho que te contar que está sendo ótimo, me faz me olhar com outros olhos, me fazendo perceber a liberdade e o potencial que eu tenho.                                                                                           
Tenho amado bastante, a minha psicóloga me escuta e me compreende, sabe quando você se sente acolhido e compreendido? Pois é, assim que me sinto. 
No começo eu estava completamente fechada porque na verdade eu achava que ninguém ia me entender e me ajudar. Sabiamente a psicóloga tem me ajudado a entender o caminho, me mostrando que eu sei como resolver as coisas e isso é muito bom. O que eu percebi é que primeiro ela me acolheu verdadeiramente como eu estava ali e me compreendeu, isso me fez acordar para o que estava acontecendo, como eu tinha feito as redes sociais me dominarem, eu estava muito triste e tinha me afastado das pessoas pessoalmente. Nas redes eu tinha contato, mas não passava disso, eu gastava mais o tempo postando coisas que eu nem vivia.                                                                                                                               
E é isso amigo que eu tinha para desabafar, essas são as aflições que me deixaram muito triste, mas agora estou melhorando com ajuda de quem realmente entende. Eu compreendi que eu faço parte de algo e isso a psicóloga me ajudou a entender, me ajudou a entender que para melhorar o meu processo pessoal eu também preciso do meu processo grupal. Quero passar isso para você, comece a perceber mais os outros e que você faz parte de algo e que precisa cuidar disso, não deixe que as redes sociais te afastem de quem você realmente é, só seja você mesmo e aproveite essa liberdade que você tem, se precisar de ajuda busque um profissional pois eu sei que ele vai te escutar, te aceitar, compreender e falar na hora certa.   
 A vida é um processo pessoal lindo de ser vivido, tenho aprendido isso, as vezes vai aparecer coisas para bloquear todo esse processo, mas com ajuda tudo volta ao seu trilho. Precisamos viver mais os nossos processos reais e maneirar nas redes sociais. Saiba que sinto muito a sua falta e não vejo a hora de te ver e te abraçar.
Com muito amor,
Sua querida amiga.

Comentários