Com-versando itinerante! Encontro com a Comunidade.


                O texto de hoje trata-se do relato de José Luis Amorim, sobre uma das ações realizadas pelo projeto com-versando com a comunidade do bairro São Gonçalo, É o com-versando além dos muros da escola!



Por José Luis Amorim

         O dia 8 de junho de 2019 foi marcado pela primeira edição do Extramuros, uma iniciativa de levar para o público externo o que está sendo produzido dentro da Univasf, que tem como um dos objetivos mostrar a produção acadêmica para as comunidades mais afastadas do centro de Petrolina e Juazeiro, como foi o caso da primeira edição do evento, que ocorreu em cinco praças distribuídas entre as duas cidades, como a feira do João de Deus, José e Maria, e São Gonçalo em Petrolina, e a praça do Alto do Cruzeiro, em Juazeiro.
          Como não podia ser diferente, o Projeto Com-versando se fez presente nesse ato, levando atividades para a Feira Livre do bairro São Gonçalo em pleno sábado de manhã, contando com o auxílio da Liga Acadêmica de Psicologia Jurídica (LAPJU), a Liga Acadêmica de Análise do Comportamento (LIAAC), e o grupo de estudos interseccionais (Kabecilê), que também contribuíram com atividades especificas de cada grupo, o que fez da exposição ainda mais diversificada.
            O Com-versando levou para a praça atividades já conhecidas do público na escola Paulo Freire, onde o projeto atua normalmente, como a batalha de rimas, que consiste em uma disputa entre participantes que utilizam apenas de versos junto a música para vencer e proporcionar um belo espetáculo para o público, como também o atendimento individual do plantão psicológico, que consiste no acolhimento sigiloso das pessoas inscritas anteriormente, acolhimento esse feito pelos estagiários de psicologia da Univasf. 

            No entanto, outras atividades se fizeram presentes, como foi o caso da pintura de dedo, que teve como foco a pintura livre usando as mãos, o que gerou belos desenhos, assim como muita diversão entre as crianças. Além disso, o projeto possibilitou um pequeno momento esportivo, onde os estagiários e os “conversantes” puderam jogar futebol com os expectadores da exposição, o que trouxe muitas risadas e muita alegria para quem estava presente na Feira Livre.

             No fim a exposição foi um sucesso, haja vista que pudemos fazer tudo aquilo que tinha sido programado anteriormente, ao passo que conseguimos levar um pouco das nossas atividades para além dos muros da universidade. É importantíssimo que eventos como esse possam estar sendo realizados, pois o público em geral precisa ter acesso ao que é produzido academicamente, e exposições como a do dia 8 são relevantes para uma parte da sociedade que não está inserida nesse ambiente de produção cientifica. O Com-versando mais uma vez conseguiu contribuir de alguma forma nesse processo, levando um pouco das atividades desenvolvidas semanalmente na escola Paulo Freire (Bairro São Gonçalo), além de trazer um ambiente cuidadoso e respeitoso para aquele espaço onde estava sendo desenvolvida a ação.

 

Comentários