O show (que não foi só) de talentos


E para terminar o ano, nosso blog publica mais um texto, sobre ações realizadas com o projeto Com-versando. O texto de hoje é do estudante, bolsista do projeto que traz o relato do show de talentos realizado na escola Paulo Freire.
No despedimos neste post do ano de 2019, desejando a todos nossos leitores, colaboradores e amigos um feliz 2020.

por Leonardo Vitor - 6º período (daqui a pouco 7º kk)


Durante toda a nossa atuação com o Projeto Com-versando na Escola Municipal Paulo Freire víamos diversas habilidades que os estudantes tinham; em diversas ocasiões, nas variadas atividades que eram realizadas esses estudantes tentavam de algum modo fazer e demonstrar suas práticas, gostos, culturas e talentos. No entanto, muitas vezes esse movimento de espontaneidade, autonomia e desenvolvimento dos alunos era barrado devido um costume que ainda é muito presente nas pessoas, de ver a criança como alguém que apenas recebe, um sujeito passivo no mundo, e não a vê como um ser que também produz, constrói e ensina. E os trabalhos desenvolvidos pelo projeto Com-versando buscam desenvolver espaços de possibilidades para esses estudantes.

            Percebido toda essa vontade e necessidade de mostrar quem são e o que sabem fazer, tentamos pensar em algo que favorecesse esse movimento, então surgiu a ideia de realizarmos um show de talentos, um evento na escola que estava para além de premiar um vencedor, mas para apreciação e valorização dessas crianças que demonstravam grande felicidade ao realizar uma apresentação do seu talento e ver que também pode ser o centro de algo e não apenas um espectador.
O planejamento, organização e desenvolvimento deste show, apesar de trabalhoso, foi bastante motivador e gratificante. Divulgar as inscrições nas salas e ver os alunos animados, procurando alguém do projeto com dúvidas, sugestões e empolgados em participarem alimentava e abastecia ainda mais o desejo de cuidar, pois com o início de uma simples atividade alguma transformação foi vista acontecendo.
Nossos talentosos jurados

            No dia 31 de agosto de 2019 aconteceu o tão aguardado show de talentos. Foi um momento de bastante trabalho para todos, mas o resultado compensou tudo. Nos impressionou a grande dedicação e o compromisso dos estudantes, eles realmente queriam aquilo, era o momento deles. Foram mais de quarenta inscrições se dividindo nas modalidades individuais, duplas e grupos, o que possibilitou a apreciação de mais de vinte apresentações surpreendendo pela diversidade, com canto, dança, stand up e contação de história. A cada apresentação todo o público, na sua maioria estudantes, ficava encantado não apenas com o ato realizado, mas também por verem que estavam sendo representados, estavam tendo espaço, estavam sendo admirados e notados, uns apoiando aos outros.



Talvez alguns se perguntem se atividades como essa podem gerar algum impacto na vida de alguém, e a resposta é sim. Ver nos alunos a felicidade durante as apresentações, a felicidade ao receber as medalhas de participação por mais que não estivessem nos primeiros lugares, o semblante de realização por estarem sendo quem elas querem ser, isso tudo são mais que evidências de como atividades simples, mas bem realizadas e pautadas no cuidado podem transformar a realidade de alguém, pois isso já escutamos de alguns alunos dessa escola, “o Com-versando me ajuda muito, ele não pode acabar”.


Comentários