Maratona de Cuidado no Assentamento Mandacaru

Por Erika Hofling Epiphanio

Vou contar uma história.
No final do mês de setembro uma amiga entrou em contato comigo para compartilhar mais uma triste história de sofrimento psíquico de uma adolescente.
Foi em um momento em que eu estava sobrecarregada de trabalho e que constantemente vinha recebendo notícias como esta em diversos contextos escolares, me sentindo impotente diante de tanto sofrimento. Minha primeira reação ao ouvir a notícia transmitida pela amiga foi de esquivar-me diante desta possível demanda.
Mas, de alguma forma esta notícia me “afetou”, pois havia ocorrido em um assentamento distante, na área rural da cidade. Logo imaginei que, ao contrário do que havia acontecido uma semana antes, em que houve um caso semelhante, com uma estudante de uma escola particular que levou uma equipe de psicólogos a desenvolver algumas ações de acolhimento e cuidado à comunidade escolar da qual a jovem fazia parte,  pensei: no assentamento distante, dificilmente haveria algum tipo de apoio e acolhimento à comunidade e tal pensamento transformou a notícia em demanda afetiva.
Então, como de costume, comecei a pensar em criar uma ação de acolhimento à comunidade e sei que ações como esta não se faz sozinha. Como primeiro passo comecei a consultar alunos, estagiários e ex-estagiários e logo um pequeno grupo de profissionais se voluntariou a ir comigo na comunidade.
E lá fomos nós, sem fazer ideia do que encontraríamos, apenas fazendo contato com algumas lideranças da comunidade.
E chegamos.
Um lugar distante, árido e quente.
Nos receberam, nos mostramos abertos e acolhedores a um grupo de pessoas que iam e vinham prestando solidariedade às famílias da comunidade.
Após esta missão cumprida, resolvi fazer outra visita a uma das lideranças da comunidade, pois sentia que ainda havia mais a fazer e lá fomos nós: nova casa; novo encontro.
E este novo encontro me afetou, me transformou e me movimentou.
Neste encontro conheci  Ary e Marinalva, pessoas que ouso dizer que hoje são meus amigos. Pessoas que me fizeram batalhar para construir uma ação que atingisse mais pessoas da comunidade, pois pude perceber que o adoecimento psíquico na comunidade revelavam uma comunidade desassistida, negligenciada que carece de cuidado.
Marinalva, Erika e Ary Guilherme.

E, foi então que construímos a Maratona de Cuidado do Assentamento Mandacaru.


Para construir esta ação, foi construído uma rede solidária de cuidado.
Saí convidando colegas professores, estudantes do projeto com-versando, estagiários, profissionais e uma linda ação com diversas atividades foi construída.

Foi um sábado de muito calor, que em caravana, saímos do centro de Petrolina e adentramos o Assentamento Mandacaru para dar e receber. Conversamos, cuidamos, informamos e até dançamos.


E para finalizar trago trechos de relatos de experiências de pessoas que participaram da ação facilitando atividades ou vivenciando-as.
“Esta experiência me fez lembrar que, Psicologia é pensar fora da caixinha. Sair do óbvio. E, que, quem só sabe de Psicologia, nem de Psicologia sabe”. (relato estagiária de Psicologia)
A ação foi linda! A roda de conversa da qual fiz parte me mostrou o quanto a comunidade é unida. A experiência foi incrível, aprendi com as vivências dos participantes e fiquei muito feliz em poder ajudar um pouquinho o Assentamento Mandacaru, falando de um tema tratado como um tabu que é a dor do suicídio. Ações como essa precisam ser cada vez mais levadas à comunidade, agradeço à professora Erika pelo convite e à todos os meus colegas que fizeram parte dessa tarde maravilhosa”. (estudante de psicologia)
“Essa experiência me fez perceber novamente que o olhar sensível, a escuta acolhedora e o cuidado é o que faz sentido quando estamos em contato com xs outrxs.”(psicóloga que colaborou com a ação)
Me senti acolhido e realizado com o evento, gostei de cada momento (sério), foi lindo... Eu sou apaixonado pelo o âmbito da Psicologia e saúde em geral, tudo que aconteceu aquele dia só me fez apaixonar mais. Obrigado pela vivência, FOI MARAVILHOSO! “(morador da comunidade que participou de várias atividades)
A ação foi muito importante para o crescimento e enriquecimento da comunidade, embora não tenha ido todos foi uma ação  fortalecedora e cheia de paz para os que estavam lá...” (uma das importantes lideranças da comunidade, que também participou da ação)
As universidades públicas no Brasil são subsidiadas pelo dinheiro do contribuinte, esteja esse contribuinte matriculado ou não nos cursos ofertados por essas instituições. Participar de uma das atividades do Com-versando é experienciar a satisfação e a alegria de ver um serviço de qualidade ser ofertada àquela população que, mesmo sem frequentar a universidade, ajuda a mantê-la. Parabéns à professora Erika e à sua equipe!”  (professora que colaborou com a ação)

Equipe top junto com a comunidade no final das atividades.

Erika e Mário, estudante de Psicologia e técnico de enfermagem, que esteve presente cuidando!

Estudantes de Psicologia e Prof. Marcela, levando informação e cuidado à comunidade. 

Roda de conversa sobre ansiedade e depressão com os estudantes Jermyson e Adenilson

Roseana foi a rainha da criançada, diversão e atenção para as mães participarem das atividades

Roda de conversa sobre enfrentamento as dores do suicídio. 


Momento de aferição de pressão. 

Concluo este texto destacando minha felicidade em poder levar esta ação, pois podemos cuidar e acolher, aspectos da minha profissão que muito me faz sentido e, também ter um espaço de formação potente para os alunos que vivenciaram práticas que os levam a reflexão importante sobre o fazer profissional da psicologia.
Agradeço de coração a tod@s que colaboraram, mostrando que a Psicologia pode ser solidária e pode levar cuidado a qualquer território.
Agradeço à comunidade do assentamento mandacaru que abriu suas portas para nós e nos acolheram.
Agradeço especialmente Ary que foi minha principal referência para fazer acontecer a ação, mas principalmente por ter tocado meu coração e ter me dado motivos para voltar.

Comentários

  1. Parabéns a todos que fizeram parte desse evento maravilhoso, e que não pare por ai, foi muito importante para mim, saber que de alguma forma comerei para ajudar essas família fico muito feliz, me cinto realizada

    ResponderExcluir

Postar um comentário