Convidados do III Ciclo de Debates sobre pesquisa e Fenomenologias

O III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias vai receber, nos dias 2 e 3 de abril de 2020, na UNIVASF de Petrolina, convidados de peso, que fazem a diferença quando a Fenomenologia encontra-se no caminho da construção de conhecimentos. 
No texto de hoje faremos a apresentação dos nossos convidados.
Para abertura no ciclo teremos uma figura icônica no cenário da Fenomenologia do Brasil.
Professora Dra, MARIA APARECIDA VIGGIANI  BICUDO


Graduada em Pedagogia Licenciatura e bacharelado pela Universidade de São Paulo (1963). Doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1973). Livre-docente em Filosofia da Educação, UNESP de Araraquara (1978). Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora pesquisadora do programa de pós-graduação em Educação matemática da UNESP- Rio Claro. Bolsista do CNPq- 1A. Editora e autora de diversos livros e periódicos nas áreas de Educação, Fenomenologia e Pesquisa qualitativa.

Outra convidada que vem de fora e irá nos presentear com uma oficina e será nossa convidada na conferência de encerramento é a querida  THABATA CASTELO BRANCO TELLES.

Pesquisadora (pós-doc) na Universidade de São Paulo (FFCLRP/EEFERP) e no I3SP - Instituto de Ciências do Esporte e da Saúde de Paris (Université Paris-Descartes). Doutora em Psicologia (FFCLRP-USP/FAPESP). Pesquisadora em  Filosofia (Fenomenologia) nos Arquivos Husserl - Paris (ENS-CNRS/FAPESP), de 2016 a 2018. Possui graduação em Psicologia (UNIFOR/CNPq) e Mestrado em Psicologia (UNIFOR/FUNCAP). É especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) e atual presidente da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) - gestão 2020-2021. Atua e pesquisa com ênfase em fenomenologia; psicologia clínica; corpo; movimento; psicologia do esporte & do exercício; artes marciais & esportes de combate.

E agora vamos para nossos convidados locais.

Profa. Dra. ERIKA HOFLING EPIPHANIO
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Psicologia Fenomenológica-Humanista. É professora do quadro permanente do colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF, é coordenadora do NEPFEE ( Núcleo de estudos e pesquisa em Fenomenologia Esporte e Educação) e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp) gestão 2020-2021. 

Prof. Dr. MARCELO SIVA DE SOUSA RIBEIRO

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió́ (1994), Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distancia (SENAC  AL/2011), Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco ? UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco- Revasf. Tem formação em Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e em Abordagem Gestáltica. Tem trabalhando com a abordagem fenomenológica, sobretudo voltada para pesquisa-ação e pesquisa-formação. No que diz respeito ao desenvolvimento teórico e metodológico, tem trabalhado com a fenomenologia de modo articulado com o sócio-interacionismo via inspiração multireferencial. Recentemente tem elaborado estudos sobre as contribuições de Gadamer, abordados conceitos como a Metodologia Viva e Hermenêutica de si.

Profa. Dra. SILVIA RAQUEL DE MORAES
Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Especialista em Ensino superior e novas tecnologia pela SEaD/UNIVASF e em Preceptoria na rede SUS pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Sírio Libanês. Professora adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenadora da Liga Interdisciplinar de Saúde Mental (LISAM) Membro do GT-ANPEPP ‘Práticas Psicológicas em Instituições’ e do Laboratório de Estudos e Práticas transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS). Supervisora de estágio no Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas em Psicologia (CEPPSI). Experiência como tutora do Programa de Intensivismo/Residência Multiprofissional da UNIVASF de 2014 a 2018 e do Programa pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde). Atualmente, integra a coordenação tutorial da área médica no PET Saúde Interprofissionalidade, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Psicologia e de Medicina da UNIVASF.  

Profa. Dra. BARBARA ELEONORA CABRAL
Graduada em Psicologia (UFPE, 1997), com Especialização em Saúde Pública (CPqAM/FIOCRUZ, 1998), Mestrado em Psicologia Clínica (UNICAP, 2004) e Doutorado em Psicologia (UFES, 2011). Compõe o corpo docente do Colegiado de Psicologia e o Colegiado das Residências Multiprofissionais em Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina/PE.  Seus principais temas de interesse, na articulação ensino/extensão/pesquisa, são: Interface Psicologia/Saúde, Prática Psicológica em Instituições, Cuidado em Saúde Mental/Saúde Coletiva, Atenção Primária em Saúde, Trabalho em Equipes de Saúde, Transdisciplinaridade, Articulação de Redes de Cuidado, Políticas de Saúde e Formação Profissional em Saúde.

Profa. Dra, SHIRLEY MACÊDO VIEIRA DE MELO
Docente do Colegiado de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semi-Árido (PPGDiDes) da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2012); Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP (1998) e Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (1996). É  graduada em Psicologia e Administração, tendo experiências na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, mais especificamente em Clinica Humanista-Fenomenológica do Trabalho, atuando com pesquisas, consultoria de diagnóstico de cultura organizacional e grupos interventivos com trabalhadores e universitários em sofrimento psíquico. É membro da ABRAPFE (Associação Brasileira de Psicologia e Fenomenologia), do GT ANPEPP "Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos" e coordena o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (NuCEU) da UNIVASF.

Ms. CLARA MARIA MIRANDA DE SOUSA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Interdisciplinaridade pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduada em Pedagogia pela UPE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela UNINTER.
Esta concluindo o curso de Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Trabalha como professora da Rede Estadual da Bahia no município de Juazeiro/BA. Tem experiência no desenvolvimento de projetos sociais e formação de educadores. As principais áreas de interesse e estudo se envolvem com as infâncias, cuidado em educação, formação e identidade docente na perspectiva fenomenológica.

Então, se ainda não fez sua inscrição em mais este evento de peso da Fenomenologia do Vale do São Francisco, corra, pois as inscrições são gratuitas e limitadas.

Ainda dá tempo de submeter seu resumo de relato de pesquisa ou relato de experiência com pesquisa no Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias. O prazo se encerra dia 01 de março, consulte as normas na postagem sobre as normas de submissão, aqui mesmo no blog do NEPFEE.

Comentários