Trabalho e esporte: uma discussão necessária.

Recentemente foi lançado o livro “Trabalho e esporte: Precariedade, Invisibilidade e Desafios” (2020), que tem como organizadoras as psicólogas do esporte Juliana A. de O. Camilo e Katia Rubio. O livro, inédito no país, apresenta capítulos que trazem o diálogo e reflexões importantes entre dois campos do conhecimento, o trabalho e o esporte.

 


Dentro desse livro, que traz discussões bastante relevantes sobre as condições de trabalho no contexto esportivo, abordando alguns temas, como: saúde do(a) trabalhador(a)-atleta, as mulheres no esporte, a maternidade, o doping e os assédios no esporte, escritos por grandes nomes da Psicologia do Esporte; temos o capitulo “Por uma atuação em psicologia do esporte para além da performance”, escrito pelas nepefeanas Erika Epiphanio e Roseana Pacheco.

Neste capítulo, as autoras trazem uma reflexão sobre a prática do psicólogo no contexto do alto rendimento, a partir de uma lente fenomenológica, levantando uma discussão dos trabalhadores-atletas quando são crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

Há uma ênfase na prática do psicólogo dentro do esporte, trazendo um panorama histórico dessa prática no Brasil, evidenciando que ainda há a necessidade de se discutir a prática do psicólogo do esporte em uma perspectiva da experiência prática, passando pelos aspectos éticos desse trabalho e enfatizando o cuidado como uma dimensão importante dele, pois sabemos que no alto rendimento há uma exigência por resultados, podendo tornar-se um locus de adoecimento para treinadores e atletas.

O texto ainda traz uma importante reflexão sobre as leis nacionais que versam sobre o trabalho infantil, debatendo com a perspectiva do atleta-trabalhador, que muitas vezes são bastante jovens que devido as características da modalidade e também quando os atletas são pessoas com deficiência, onde a prática esportiva é ressignificada e passa de inclusão social e/ou reabilitação para se tornar um meio de inserção no mercado de trabalho.

Para ler e saber mais sobre o assunto abordado nesse capítulo, acesse o livro. Lançado pela Editora Laços, o livro está disponível para venda na internet (clique aqui). 

 

CONVITE: Neste sábado (08/08/2020), uma das organizadoras do livro, a Profa. Dra. Juliana Camilo, estará conosco, em uma aula remota intitulada: “A banalização do mal e o assédio no esporte”. Nessa aula, haverá um momento destinado ao lançamento do livro, onde a mesma apresentará a obra. O evento é gratuito e para todos e todas que tiverem interesse no tema. Saiba mais como participar desse momento em:

http://nepfe.blogspot.com/2020/07/aulabanalizacaodomal.html

 

Referência: Camilo, J A. de O., Rubio, K. (Orgs.). (2020). Trabalho e Esporte: Precariedade, Invisibilidade e Desafios. 1ed. São Paulo: Editora Laços. 


Comentários

Postar um comentário