Faltam 25 dias para o início do III Ciclo de Debates sobre pesquisa e Fenomenologias

 É isso aí, está chegando o III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologia.

No dia 08 de outubro, inicia-se as atividades onlines do Ciclo, mais um evento organizado pelo NEPFEE.

A terceira edição do Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologia, era para ter acontecido em abril deste ano, de forma presencial na UNIVASF, no entanto tivemos que ajusta-lo para a situação em que estamos enfrentando, em que o isolamento social tem sido uma medida de segurança em função da pandemia causada pelo Covid-19.
A proposta do ciclo é de promover espaços de discussão sobre pesquisas em que tem como fundamentos epistemológicos e metodológicos a Fenomenologia. 
Para isso juntamos alguns pesquisadores do Brasil para promover estes debates.
As inscrições se esgotaram. 
Para aqueles que não conseguiram se inscrever temos a boa notícia de que algumas das atividades do evento estarão disponíveis no nosso canal do  Youtube.Siga no nosso canal!

Então vamos falar da nossa programação, que está um arraso!

Abriremos o III Ciclo de debates com uma conferência que envolve reflexões sobre Fenomenologia, Educação em tempos de pandemia, com o pesquisador Dante Galeffi, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia.
O segundo dia do evento, será dia 14 de outubro tendo na programação a conferência da pesquisadora Thabata Telles, uma grande referência em pesquisas fenomenológicas e corporeidade.

Na sequência do segundo dia teremos os encontros in(flexivos). 
A arte do encontro nos eleva para momento de inflexão, ou seja, de mudança na direção e a nos desviar para outros caminhos. A inflexão se faz da busca de outras entonações, perante o que nos está posto.  Assim como a inflexão trans-forma, o estado flexivo indica diferentes relações e vários sentidos perante um mesmo fenômeno. A Pesquisa em Fenomenologia lança o pesquisador a mudar de direção, a desviar do caminho até então imposto pela dureza da ciência rígida que padroniza jeitos de pensar.  Os Encontros (In)flexivos tem como objetivo refletir a pesquisa encorpada de uma realidade carregada de sensibilidades, realçando a qualidade ética, política e inventivamente diferenciada, pelos seus aspectos ontológicos, sociais e históricos das existencialidades envolvidas em seus diversos cenários constituintes.


No terceiro dia abrimos com as oficinas de métodos de investigação em pesquisas fenomenológicas. Sendo que esta atividade se propõe a que os participantes possam experimentar o fazer da pesquisa em algumas perspectivas metodológicas da fenomenologia.


 Após as oficinas teremos uma mesa com um tema bastante relevante ao se pensar em pesquisas, que é "Aspectos éticos e cuidados no fazer científico."

E no quarto e último dia, teremos a conferência de Maria Bicudo, um dos maiores nomes da Fenomenologia Brasileira .
Encerraremos o evento com as apresentações de trabalhos que foram submetidos.  Serão trabalhos de relato de pesquisa e relatos de experiência de pesquisa fenomenológicas nos eixos: educação, saúde e corporeidade.

Em breve publicaremos os trabalhos que serão apresentados.
É isso aí, acompanhe nosso evento nas redes sociais do NEPFEE e no site do evento.
https://www.even3.com.br/ciclodedebates2020/


Comentários