Debate: Inscrições do Tempo no corpo Presente: Reflexões sobre saúde mental

 Olá leitores e amigos do NEPFEE, estamos de volta!

Tivemos um período de um ano, em que nossa coordenadora, profa. Dra. Erika Epiphanio, se afastou da UNIVASF para realização de seu pós-doutorado. Os que acompanham nosso blog podem ter visto, que Erika não se afastou totalmente de seus trabalhos com o NEPFEE, pois tivemos algumas ações neste período.

Mas agora ela está de volta! E para sua retomada, não podia ser diferente: vem evento por aí!

A matéria de hoje, vamos falar sobre este evento, bem interessante, potente que é a exibição com debate sobre o documentário: “Inscrições do tempo no corpo presente”. 

Acompanhe então a matéria escrita pela Erika Epiphanio sobre o evento:  

O documentário Inscrições do tempo no corpo presente, é uma obra prima em sensibilidade e carrega reflexões fundamentais sobre a temática da saúde mental. Para isto pensamos em trazer para o ambiente acadêmico este debate, em que teremos a presença da diretora do documentário, Kit Menezes, do professor Alexandre Reis, que é filósofo e professor do colegiado de Ciências Socais da Univasf, que juntamente comigo iremos  assistir e debater o filme.

É interessante registrar que fomos agraciados por sermos um dos canais de lançamento do documentário. No evento teremos uma exibição aberta do filme, e isto considero um grande presente, pois trazer para o ambiente acadêmico a arte, enquanto dispositivo de compreensão da vida, é ampliar a visão da existência, o que sempre me interessa, enquanto Ser que existe, enquanto docente de um curso de psicologia e enquanto pesquisadora que me interesso em saber mais sobre compreensões sobre sofrimento psíquico, relações humanas e cuidado!

Eu tive a oportunidade de assistir o filme, antes mesmo dele ser lançado, pois minha irmã (Bruna Epiphanio) foi a produtora executiva do filme. A mim, já de cara me chamou a atenção o título do documentário Inscrições do tempo no corpo presente, cheguei a comentar que o filme carregava um titulo muito fenomenológico, logo carregado de sentidos!

Lógico que diante do meu comentário tive que explicar ao meu cunhado, que é químico, o que é Fenomenologia, rsrsr, mas isto é outra coisa.

Naquele momento começamos e pensar em como seria bacana podermos trazer o filme para o ambiente universitário e estou muito feliz em termos concretizado esta ideia com este debate, que marca meu retorno a UNIVASF.  

No dia 02 de outubro então, a partir das 9 horas teremos este evento, aberto ao público em geral, gratuito e com emissão de certificados àqueles que acessarem o evento online.

Para esta matéria perguntei a Kit Menezes diretora do filme, como ela via a importância de trazer seu filme e este debate para o ambiente acadêmico e ela nos respondeu: 

“Esse trabalho é muito pessoal... eu falo de mim mas também falo de sentimentos, falo do silêncio, falo do sentimento que atravessa quando não se fala, quando não se escuta... então poder mostrar e conversar sobre ele me faz pensar que foi pra isso que a gente realizou esse trabalho: pra poder falar, pra poder escutar e é nesses espaços de trocas, nas universidades, que a gente tem encontrado maior reverberação!" - Kit Menezes, diretora


Também a produtora executiva Bruna Epiphanio falou a respeito:

 

                                 
"Geralmente um filme leva anos sendo idealizado, gestado e sonhado. Mesmo que ele vá se modificando com o tempo, algo é imutável: queremos que o público assista, interaja e crie seus significados. “Inscrições” me arrebatou desde o início, tanto pela temática quanto pela verdade que a Kit conduzia. O suicídio é algo muito próximo da gente, aos poucos fui percebendo que sempre alguém tem um caso para relatar. Assistir o filme junto a espaços de estudos e trocas como a universidade afirma o papel social da arte, em especial do cinema, como ferramenta para abrir horizontes e fronteiras”. - Bruna Epiphanio, produtora executiva.




O lançamento oficial do filme, aconteceu em setembro, alinhado a campanha do setembro amarelo, que objetiva ações em prol da prevenção de suicídio e neste evento, o nosso parceiro de NEPFEE, Silvio Guimarães, que participou como convidado e nos conta sobre esta experiência: “Participar da discussão já inicia com a experiência de assistir o trabalho produzido por Kit e Bruna. É um momento sublime, cheio de atravessamentos que no mobiliza e traz consigo a ideia de todo o impacto dos questionamentos que surgem com o fim voluntário da própria vida. Estamos falando aqui de uma potência criadora e transformadora que há na arte e que consegue extrair da dor e da confusão aquilo que só pode ser organizado pela estética. Agradeço muito pela oportunidade de ter participado da discussão e ter sido privilegiado com o contato com a obra”.

E com isto, fechamos o texto com o convite, se inscreva no evento, que está disponível pelo link: https://www.even3.com.br/incricoesdotempo e garanta sua vaga. 

Uma oportunidade incrível de assistir o filme e ainda poder participar do debate que será mediado por Mariana Vita diretora de cinema.



Comentários