FELIZ DIA DOS PROFESSORES

 

Hoje, dia 15 de outubro de 2021.

Dia em que se comemora o Dia dos Professores!


Então, hoje logo cedo, assim que acordei, me deparei com uma postagem de uma querida amiga, professora, que dizia não ter nada a comemorar neste dia e apontava como motivo para isto, as podridões institucionais que cada vez mais dilaceram a educação. Este post me tocou profundamente a ponto de eu, professora, me sentir convocada a escrever este texto e dizer em alto e bom tom QUE TENHO MUITO ORGULHO DE SER PROFESSORA e exerço este papel com muito amor e parabenizo a todos os profissionais da educação, que por meio do afeto, do acolhimento, do cuidado e do amor fazem a diferença na trajetória existencial de seus alunos.

E sim, hoje é dia de comemorar o dia dos professores, mas não é dia de comemorar as instituições de ensino, pois estas não merecem nossos aplausos, nosso respeito e merecem nossos lamentos.

Tenho quase 3 décadas dedicadas a docência e sim, presenciei e presencio cada vez mais a precariedade nas condições de trabalho na educação e o que é mais lamentável ainda, relações cada vez mais corrompidas por supostos poderes institucionais e acadêmicos, em que o que conta são pontos somados em uma métrica nada humana de produções acadêmicas, que pouco, ou nada dizem sobre SER-PROFESSOR.

Professor, na minha concepção é profissão de cuidado, logo é uma atividade laboral que a relação humana conta muito mais do que o conteúdo produzido por este profissional.

Falando do ensino universitário, do qual atuo e posso dizer com mais propriedade por meio da minha experiência, temos um sistema que coloca tudo no mesmo saco, produção acadêmica e ensino, sendo que este alimenta um sistema que nos afasta da verdadeira ação de EDUCAR e mantem como professores, profissionais sem o menor talento para educação.

Gostaria de dizer que gosto e atuo diretamente no tripé ensino-pesquisa-extensão, que é valorizado nas universidades públicas e sou extremamente grata, por poder hoje atuar na construção da educação podendo caminhar por estas experiências, que junto com meus estudantes podemos transformar, construir e vivenciar ações e conhecimentos que repercutem para além de nossos umbigos, nossos egos e nossos lattes, e isso sim é educação carregada de sentido.

Então hoje quero sim celebrar o DIA DOS PROFESSORES e presto aqui minha sincera homenagem a todos os professores que foram capazes de me ensinar e me transformar em alguém melhor, citarei poucos aqui, que se destacam em meu coração, para não alongar muito este texto.

Primeiramente, minha mãe, uma professora universitária, da melhor instituição de ensino superior do país, uma grande referência na área dela. Elizabeth Höfling, uma professora que sempre foi muito exigente com seus alunos e com os filhos que queriam sua orientação, algo que faz até hoje com muito rigor e afeto, mas o que se destaca nesta trajetória de sucesso que ela construiu, foi a relação estabelecida com seus alunos, que muitos deles são seus grandes amigos até hoje quando a mesma já está aposentada. Creio que cresci vendo minha mãe se relacionando com os alunos e isto muito me inspira até hoje.

Vera Cury, meu destaque durante a graduação em Psicologia. Brinco com ela que a mesma salvou minha formação, pois como boa rogeriana que é, de forma muito acolhedora, facilitou o meu processo de crescimento profissional e me fez acreditar que a Psicologia podia ser sim o meu lugar. Ah quanta gratidão tenho por esta mulher maravilhosa!

Ao maior mestre de todos Mauro Amatuzzi, meu orientador de mestrado. Este ser de luz, não tenho dúvida, é a pessoa mais humana e humanista que eu conheci. Um mestre que me ensinou a ser melhor, a buscar sentido nas coisas e não canso de aprender por meio de suas sábias palavras. Uma pessoa que me ensinou ser possível ensinar com afeto.

Paulo Albertini, pegou a pior parte (risos), pois este grande professor e meu orientador de doutorado, me ensinou, aprendendo junto comigo, a ter autonomia e coragem para buscar aquilo que me fazia sentido.

E para continuar na mesma linha, não tenho como não homenagear, meu amigo e orientador de pós-doutorado, Cristiano Roque Antunes Barreira, alguém que tem um conhecimento super mega plus, mas que se destaca na forma como acolhe seus alunos e consegue manter o rigor científico de forma afetiva.

Então, tive sim muito sorte, pois minha carreira acadêmica foi construída com boas relações e todas as citadas muito me ensinaram e me transformaram em uma profissional melhor, sem perder a humanidade das relações. Lógico que nem todas foram assim, mas as que não foram não merecem minha homenagem.

Homenageio também meus amigos professores, que tem feito a diferença na formação e na vida de seus alunos. São professores que possuem cuidado na relação humanas presentes no ensino. Citarei apenas alguns: Karla Daniele Luz, Virginia Passos, Paula Rodrigues, Ricardo Dantas, Silvana Salomão (já não em atividade, mas sempre um grande exemplo de educadora para mim), Luciano Mercadante e muitos outros que não estão vindo a minha memória agora, e o tempo está passando e tenho que dar conta das cadernetas acadêmicas.

E para finalizar quero também prestar homenagem aos meus alunos, que sem eles não teria como ensinar e que me mostram diariamente que estou no caminho certo.

Ao ver meus alunos como bons profissionais e saber que tive influência em seu processo, é o que me faz continuar, apesar das enormes dificuldades do sistema educacional brasileira.

São eles, meus alunos, que alimentam o brilho nos meus olhos e fazem meu coração pulsar buscando sempre possibilidades de sermos melhores humanos.  

Vou citar só alguns pois esta é uma lista muito longa. Tenho muitos amigo(a)s que um dia foram meus alunos, e isto me faz vivenciar as experiências compartilhadas com minha mãe. Vamos a alguns destaques Thais Petroni, minha eterna aluna, hoje uma excelente profissional, com sensibilidade ímpar, com uma trajetória profissional construída com muito dedicação e afetos. Roseana Pacheco, uma super parceira de trabalho e de bons papos, uma grande amiga. Manu Lima e Clara Souza, grandes profissionais e responsáveis por eu atuar mais ativamente na educação, algo que me faz hoje todo o sentido e expresso aqui minha grande gratidão a elas. A toda(o)s estagiários que passaram em meu caminho e pudemos juntos construir o cuidado ao outro de forma ética e responsável, com leveza, mesmo quando pesado, e muitas afetações. E por último, mas não menos importante meus queridos alunos do projeto com-versando, todos, mas preciso destacar o nome do Silvio Guimarães, pois este é hoje um grande amigo e parceiro de tudo que faço!

Gratidão a todos os alunos que foram citados e todas as centenas de estudantes que tive que não consegui nomear aqui, vocês são o meu maior motivo para hoje comemorar o Dia Dos professores!

Comentários

  1. Excelente reflexão e homenagens !!!! Seguimos na “luta”….parabéns pela pessoa, professora, pesquisadora que tu es !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário