Cartas e reflexões humanas

E hoje vamos de mais atividades dos estudantes do curso de psicologia da UNIVASF.

Dando continuidade a sessão de cartas para o futuro, hoje temos o texto de Josiane Maria Rodrigues Coelho, que nos brinda com belas palavras. 


Sexta-feira, 14 de janeiro de 2022.

Querida Josiane,

Leia essa carta sempre que você achar que não está agindo de acordo com o que é certo e sempre que sentir que está invadindo o espaço do outro, enquanto profissional e também como pessoa. Você sempre esteve aberta a conhecer o que é diferente e a respeitar, mesmo que de início lhe cause estranhamento ou que seja contra tudo o que lhe parece certo, não mude isso. A princípio, o meu primeiro conselho é que você seja, antes de tudo, uma boa ouvinte, as pessoas sempre tem muito a nos dizer sobre elas e suas vivências.

O amor é um sentimento plural, mas a forma como cada um o sente e o expressa, é singular. Assim, é muito comum que ao se deparar com uma expressão ou definição de amor que é diferente da que você naturalizou, haja um incômodo.

Eu sei que ao assistir ao vídeo HUMAN, você se sentiu incomodada com algumas situações, mas ao mesmo tempo você entendeu que algumas delas lhe parecia diferente por não fazer parte da sua cultura e do que lhe foi ensinado. Eu sei que você tem buscado sair de suas bolhas e que esse processo tem lhe ensinado muito, até ouso dizer que você se saiu bem ao ouvir cada uma daquelas histórias, você conseguiu enxergar o amor em suas diversas formas e se policiar ao sentir que estava julgando uma realidade que é diferente da sua. É isso que a fenomenologia está lhe ensinando, a olhar para o outro considerando suas subjetividades, então aqui vai mais um conselho: olhe para o diferente como uma oportunidade de aprender algo novo.

As diferentes definições de amor que lhe foram apresentadas dizem muito sobre as particularidades dessas pessoas e também são reflexos de suas culturas, não invalide isso. Cada indivíduo carrega consigo vivências que os formaram como pessoas, que os caracterizam e que os tornam únicos, possibilitando que eles tenham diferentes percepções sobre os mais diversos aspectos.

É preciso que você esteja pronta para romper com as suas estruturas, lembre-se sempre, seus princípios são importantes, mas não os tome como verdade absoluta perante as experiências do outro.

Espero que ao ler essa carta, no futuro, você se orgulhe da pessoa que se tornou e que o seu processo de desconstrução seja contínuo.

Como amor,

O seu eu do passado. 



Comentários