Psicologia do esporte na UNIVASF

Nos dias 29 e 30 de junho, o NEPFEE promoveu mais uma atividade em parceria com a APA (Associação Petrolinense de Atletismo). Nossa coordenadora Erika Epiphanio, nos conta um pouco sobre estas ações no post de hoje.

Por Erika Höfling Epiphanio


O NEPFFE teve a honra de receber, na UNIVASF, a psicóloga Ana CLÁUDIA CANÁRIO Costa Alves que é Psicóloga do Esporte e Arteterapeuta, especialista em Psicologia do Esporte, membro da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte), psicóloga da Seleção Brasileira de Ginástica Ritmica, Arte-educadora e Arteterapeuta.

Foram dois momentos de grande aprendizagem.

No dia 29 de junho, no período da noite, o projeto COM-VERSAS recebeu atletas, paratletas, treinadores, professores de educação física e estudantes de psicologia e educação física, para uma palestra, em que Cláudia Canário versou sobre o uso do treinamento mental e arteterapia no contexto esportivo.

Na palestra os participantes puderam dialogar com nossa convidada, ampliando conhecimento sobre práticas mentais que auxiliam o desenvolvimento dos atletas e de que forma os treinadores podem contribuir com este recurso em prol do aperfeiçoamento técnico de atletas.
Claudia Canário durante palestra no auditório da UNIVASF

No dia 30, logo cedo, Claudia foi conhecer o pessoal da APA em seu local de treinamento.

Após o treino, atletas e treinadores foram direto para a UNIVASF para mais uma atividade. 
A oficina de arteterapia foi destinada a atletas e treinadores da APA- Petrolina e do Paraciclismo do Vale e estagiárias de psicologia que atuam com Psicologia do esporte.

Arteterapia segundo Claudia Canário "é uma ciência fundamentada em Medicina, Psicologia e Arte, que tem como principal objetivo facilitar e possibilitar o processo de autoconhecimento através das produções artísticas. Associada à Psicologia do Esporte, a Arteterapia tanto pode ajudar a identificar demandas emocionais que podem afetar o rendimento, quanto pode ser usada também para trabalhar demanda grupais"
 O grupo se concentra para o início da atividade
 
                                                                                          Todos desenham sob o olhar atento de nossa convidada

Atletas, paratletas, treinadores desenharam, relaxaram e puderam se conhecer melhor. Foi um momento muito interessante de experiências construtivas para todos os participantes. Como salienta Claudia "a Arteterapia é um meio facilitador do processo de autoconhecimento e, através das oficinas de Arteterapia é possível identificar e trabalhar questões traumáticas ou emocionalmente limitadores que podem atrapalhar o rendimento e a evolução de atletas".
    A pequena grande Evelin, compenetrada na sua atividade     
                                               
O guia Ronaldo se concentra para a atividade
                                               
Estagiárias de psicologia  participaram da atividade
 Os paratletas Nany e Wanderson, com o Lucca na barriga, também marcaram presença

E assim foi: momentos de aprendizagem e trocas. 
O NEPFEE agradece a colaboração de Claudia Canário e esperamos que este tenha sido o primeiro de muitos encontros.















Comentários