CURSO INTRODUÇÃO Á PSICOLOGIA DO ESPORTE APLICADA: UMA AÇÃO FORMATIVA DO NEPFEE.

 

Entre os meses de março e agosto de 2022, o NEPFEE promoveu o curso de Introdução à Psicologia do Esporte aplicada. Um curso totalmente online e gratuito, que teve o apoio da pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco e da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte)

Foi um curso destinado a estudantes e profissionais da psicologia, que ocorreu de forma online, com convidados muito especiais.

Assim que lançamos a divulgação do curso, surpreendentemente tivemos um grande número de interessados, mostrando que cada vez mais a Psicologia do Esporte tem sido alvo de interesses de muitos profissionais e estudantes da área.

Um destaque importante do curso, foi de ser destinado apenas ao público da área da psicologia, pois o mesmo teve como intuito discutir a prática do profissional da Psicologia do esporte.  Geralmente, os cursos de psicologia do esporte, focam em estudantes e profissionais da psicologia e de outras áreas de interesse como Educação Física, fisioterapia, entre outros. No entanto, a intervenção prática, a psicologia do esporte aplicada, só pode ser exercida por profissionais graduados em psicologia, por isso este foi o caminho escolhido para o curso.

Contando um pouco do curso.

No dia 05 de março, iniciamos o curso com a professora Dra. Cristianne Carvalho, uma das importantes pesquisadoras do país sobre a história da Psicologia do esporte nacional. Neste encontro foram apresentados os conceitos iniciais e a história da Psicologia do esporte.


Na segunda aula, a coordenadora do curso professora Erika Epiphanio, falou sobre a aplicação da psicologia do esporte em contextos de saúde e educação.

No dia 02 de abril, recebemos os psicólogos Rodrigo Pieri, Telma Matos e Mauricio Pinto Marques para falar sobre a prática da Psicologia do esporte em esportes individuais.

Ainda em abril os psicólogos Avelino Castro, Thaise Coutinho e Yan Cintra trouxeram uma interessante discussão sobre a Psicologia do esporte aplicada aos esportes eletrônicos.

Em maio iniciamos com as presenças ilustres de Marina Gusson e Luciana Angelo, ambas psicólogas da seleção brasileira de futebol feminino que junto com o psicólogo Matheus Vasconcelos que falaram sobre Psicologia do esporte aplicada aos esportes coletivos.


A sexta aula do curso foi sobre Psicologia do Esporte aplicada a projetos sociais, em que tivemos a presença do professor Dr. Erick Conde que apresentou um trabalho incrível feito com um projeto de extensão com surf no Rio de Janeiro e o psicólogo Rodrigo Salomão, que compartilhou suas experiências no terceiro setor do interior de São Paulo.


Dia 06 de junho a convidada foi Marta Magalhães, a maior referência em psicologia do esporte aplicada a arbitragem. Foi um encontro riquíssimo e afetivo.


Junho fechamos com uma aula sobre Psicologia do esporte aplicada ao ciclismo, com a presença de Erika Epiphanio que trouxe sua experiência com equipes de ciclismo e também compartilhou os resultados de sua pesquisa com paracilismo;  Thais Petroni que falou sobre o trabalho com equipes de base de ciclismo e Alessandra Dutra, psicóloga da seleção brasileira de MTB e BMX.


Dia 07 de julho tivemos mais um encontro de peso. Thabata Telles, Cristiano Roque Antunes Barreira e Rodrigo Damasceno trouxeram suas experiências no campo da pesquisa e prática em Psicologia do esporte em esportes de combate.

Dando continuidade ao mês de julho com presenças ilustres, no dia 30 recebemos Bruna Bardella, Fabrício Velloso e Maria Cristina, que são as maiores referências no Brasil de Psicologia do esporte aplicada ao paradesporto.

Na ultima aula antes do fechamento recebemos Adriana Bernades Pereira e Waleska Vigo Francisco para um debate fundamental sobre Gênero e esporte: discussões necessárias para a prática em Psicologia do Esporte.

No dia 27 de agosto, dia do psicólogo tivemos a ultima aula do curso. Uma sensação de missão cumprida com sucesso, pois o curso foi muito bom e também com saudades dos encontros com uma turma super comprometida e interessada, deixando nossas manhãs de sábado sempre muito agradável.

Alguns alunos fizeram uma parte prática do curso, que tiveram uma carga extra opcional de observação de treinamento e um encontro de supervisão aberta sobre a prática que observaram com as duas coordenadoras do curso Erika Epiphanio e Thais Petroni. As observações práticas aconteceram em Petrolina com os atletas da APA (Associação Petrolinense de Atletismo) e em São Paulo no CPB (Comitê Paralimpico Brasileiro).

O curso despertou grande interesse em estudantes de psicologia da UNIVASF, tanto que no mês de outubro a nossa coordenadora Erika Epiphanio, está levando um grupo de 30 estudantes da UNIVASF para participar do IV ENNEPE (Encontro Norte-nordeste de Psicologia do Esporte) que acontecerá em Teresina, PI. 

Os alunos do curso Introdução a Psicologia do Esporte aplicada, tiveram 2 trabalhos aprovados para ser apresentado no evento.

Ao final do curso foi feita uma avaliação com os participantes e a avaliação foi bastante positiva.

A Psicologia do esporte crescendo, com estrutura e conhecimento ético.

Logo mais contamos nossas aventuras pelo IV ENNEPE.

E fica aqui o link do evento, caso você ainda não tenha se inscrito.

O ENNEPE é o maior evento de Psicologia do Esporte da região norte e nordeste.

https://www.even3.com.br/ennepe2022/ 


 

Comentários