O que é a APA?

Dando continuidade as matérias produzidas pelo projeto "Psicologia do esporte na iniciação esportiva de crianças com e sem deficiência: desenvolvimento e cuidado” , vamos para a segunda matéria.


Por Adna Paiva e Ananda Vasconcelos 


Olá! Estamos de volta para falar sobre o nosso campo de atuação - a Associação Petrolinense de Atletismo (APA), fundada em 2003, tinha como objetivo apenas reunir, em um grupo, os corredores da cidade de Petrolina - PE. Hoje é um lugar que muitos, como nós, podem chamar de casa e essa grande família é quem nos acolheu desde que chegamos lá. Essa família conta com 150 integrantes, dos quais 45 são paratletas, e eles fazem parte de uma história de grandes conquistas nesses quase 20 anos, que inclui centenas de medalhas e respaldo nacional e internacional.

Equipe da APA- bi-campeã brasileira de paratletismo

Sua equipe é formada pelo Presidente Domingos Rodrigues do Nascimento e pelo vice Marciano Pereira Barros, que coordenam os treinadores da APA e quem melhor para falar sobre a APA do que quem vive ela diariamente, né?

Para isso, entrevistamos Domingos Rodrigues presidente e também treinador, o atleta Gustavo Henrique, velocista e atualmente vice campeão brasileiro dos 200 metros e a atleta paralímpica Thaís Albuquerque, recordista brasileira no lançamento de dardos. Queríamos saber sobretudo qual a importância e o significado da APA e do esporte na vida de todos eles, que trouxeram nas suas falas a transformação, a ressignificação e a completude que fazer parte de tudo isso trouxe para as vidas de cada um.

 “Foi uma ressignificação, realmente, da minha identidade como mulher com deficiência e no esporte também, onde eu sempre fiz parte. Então desde da minha infância eu sempre estive no meio do esporte, mas não no esporte paraolímpico, sempre no convencional, e por mais que eu gostasse, que eu amasse, porque eu amo o esporte, independente de qual for,  sempre tinha aquele quezinho que faltava, e acho que é essa questão de me sentir agora, não uma mulher com algo a menos, mas uma mulher, uma pessoa com deficiência completa.” Thaís

 

Thais Albuquerque Teixeira paratleta APA

“Foi uma transformação na minha vida né, mudei muita coisa, desde questões de comportamento como questões de disciplina também desde que eu comecei a me envolver com o esporte, com a atletismo aqui na APA, então só acrescentou na minha vida” Gustavo

 

Gustavo Henrique atleta APA

“A APA hoje, acho que é meio que boa parte da minha vida, eu vivo, eu respiro isso aqui. Quando eu fui atleta lá atrás, eu realmente mergulhei de cabeça, me dediquei enquanto atleta. Lá atrás o professor Marciano plantou essa sementinha em mim, e eu fui transformado pelo esporte, o esporte mudou muito minha vida, oitenta por cento do que sou hoje está diretamente ligado ao esporte. Então é oportunizar às pessoas a conhecer essa modalidade, conhecer o esporte, a se transformar também , e seguir seu rumo de conquistas, vitórias,  seja na vida pessoal seja na vida esportiva.” Domingos

 

Ao centro Domingo, treinador e presidente da APA

Por meio desses relatos podemos ver o quanto o esporte pode ocupar um lugar fundamental na vida das pessoas, transformando e trazendo novas oportunidades, principalmente quando a prática esportiva é baseada no cuidado e é conduzida como uma ferramenta de formação global, não apenas focado na dimensão esportiva, mas sim no sujeito como um todo. Durante esse tempo em que atuamos no campo, e vemos diariamente durante os treinos, é essa a forma com que o esporte é visto dentro da APA. Assim como promove aumento de autoestima e autoconfiança, descobertas de potencial pessoal, a capacidade de gerir a própria vida e alcançar objetivos maiores do que se espera, como é o caso dos atletas entrevistados que nos excelentes exemplos das transformações que o esporte trouxe para suas vidas.

 

Esperamos que tenha dado para conhecer um pouquinho desse lugar nos recebeu de braços abertos e que tem ganhado nossos corações! Convidamos você a ver o vídeo completo das entrevistas em nossa página do instagram. Obrigada por ter lido até aqui e até mais!!!

 https://www.instagram.com/reel/Cu2j5w2RAem/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Referências

GARCIA, Renata; ZAREMBA, Raphael. Esporte e cuidado: a prática esportiva como ferramenta de formação pessoal e transformação social. In: MEDEIROS , Clarisse; LACERDA , Adriana  (org.). Psicologia e esporte na atualidade: reflexões necessárias. São Paulo: Passavento, 2017. p. 87-104. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários