Dando continuidade às matérias produzidas pelo projeto "Psicologia do esporte na iniciação esportiva de crianças com e sem deficiência: desenvolvimento e cuidado” , vamos para a terceira matéria.
E
os pais na iniciação esportiva? O psicólogo trabalha com eles?
Por
Fátima Marques, Mércia Costa e Thaís Macêda.
Olá pessoal! Voltamos para falar sobre um tema muito
importante na iniciação esportiva, a participação dos pais e o papel do
psicólogo nesse contexto. Proporcionar à criança uma experiência esportiva mais
positiva é de fundamental importância e o apoio dos pais desempenha um papel
crucial principalmente nesse período. Quando os pais oferecem suporte
emocional, encorajamento positivo e criam um ambiente de diversão e
aprendizado, as crianças tendem a desenvolver uma atitude saudável em relação
ao esporte. Isso aumenta a probabilidade de elas continuarem praticando e
desfrutando da atividade esportiva ao longo do tempo. A influência dos pais
pode moldar a percepção da criança sobre o esporte, impactando tanto o aspecto
competitivo quanto o prazer de participar.
É atribuído ao psicólogo, nesse momento, facilitar essa relação ajudando os pais a entender e lidar com as expectativas, promover uma atitude saudável em relação ao esporte, auxiliar na gestão do estresse e da pressão competitiva e oferecer orientação sobre como melhorar a comunicação com seus filhos atletas. Além disso, o psicólogo pode ajudar os pais a reconhecer a importância do apoio emocional e a desenvolver estratégias para manter um ambiente positivo e equilibrado durante a jornada esportiva de suas crianças. Além de ajudá-los a compreender a importância do desenvolvimento psicossocial da criança, promovendo a autoestima, a resiliência e o aprendizado de habilidades de resolução de problemas, oferecendo orientações sobre como lidar com situações de vitória e derrota, ajudando os pais a focar no processo e no esforço, em vez de apenas nos resultados. Afinal a iniciação esportiva não tem como objetivo final resultados, pois diferente do alto rendimento busca o desenvolvimento motor, socialização, saúde, bem-estar entre outros.
Sendo assim, o psicólogo do esporte compreendendo o esporte como ferramenta de desenvolvimento de autonomia dos indivíduos, educação, saúde e autoestima, vai atuar como mediador das relações entre a tríade base da iniciação esportiva infantil família-criança-professor. Pode assumir a posição de facilitar as relações, de aproximar a família do contexto do desenvolvimento infantil que vai auxiliar no conhecimento das necessidades da criança, além de realizar trabalhos práticos interdisciplinares com os professores de educação física.
Uma das maneiras de atuação junto aos pais pode ser
investigar a relação destes com a prática esportiva ou até mesmo quais são suas
expectativas em relação a prática de seus filhos, objetivando reduzir
cobranças, ansiedades e frustrações decorrentes especialmente de competições.
Esse processo de cuidado se inicia com a observação dos
momentos de prática, para que os psicólogos possam perceber como cada criança
lida com as experiências oferecidas pela prática da iniciação esportiva, como
aspectos sociais, afetivos e psicológicos, assim como observa como o professor
e a família se portam nesse contexto.
Veja a matéria completa no nosso instagran: https://www.instagram.com/reel/CxDxmfRLFxh/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Referências
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development of talent in sport. The Sport Psychologist. Núm. 13. p.395-417.
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Souza, S. R.; Silva, M. K. P. V. F. P. (2002).A participação dos pais em eventos competitivos infantis: Algumas Orientações. Londrina:Pedagogia do Futsal. Vol. 38. Núm. 6. p.290-293.
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