Com-versas: um projeto NEPFEE

 

        No período entre abril de 2022 a fevereiro de 2023, esteve em atividades o projeto “Com-versas”, coordenado pela profa. Dra. Erika Epiphanio. Tratou-se de um projeto que surgiu com o intuito de proporcionar, por meio de rodas de conversa, um contato mais prolongado, facilitado e gratuito com a Fenomenologia, com o Existencialismos e práticas psicológicas inspiradas nestas perspectivas teóricas. Este projeto foi pensado, considerando que ao longo da graduação em Psicologia, na UNIVASF, essa área de estudo é vista apenas início do curso. O projeto iniciou como parte do projeto de monitoria da disciplina Psicologia Fenomenológico-Existencial I e II, da grade curricular de Psicologia, e se tornou um projeto de Extensão, cadastrado na pró-reitoria de extensão da UNIVASF.

Foram realizados 6 eventos, sendo 3 presenciais e 3 no formato online, além da participação e colaboração em uma ação voltada ao cuidado da comunidade acadêmica na Escola Estadual Joaquim André Cavalcanti.

O projeto também abarcou a Psicologia do esporte e proporcionou discussões e encontros muito ricos para a formação acadêmica e profissional dos integrantes e demais estudantes/profissionais que participaram dos eventos promovidos pelo Com-versas, que serão mais bem detalhados a seguir:

1. Sartre e pesquisa

“As Ciências Humanas e a Psicologia Clássica: uma reflexão sartreana sobre o papel da subjetividade no processo da construção de verdades científicas” foi o título do evento inaugural do Projeto Com-versas e contou com a participação do Dr. Carlos Eduardo de Moura. O espaço foi guiado norteando o pensamento crítico diante da produção das verdades ditas científicas, porém que são alienadas da subjetividade do sujeito ali objeto de pesquisa. Conforme apresentado, o filósofo Jean-Paul Sartre fez críticas contundentes à psicologia positivista e cientificista e estabeleceu seu método biográfico que buscava resgatar as particularidades do sujeito e entendê-lo no contexto que está inserido, de maneira ampla e tendo no horizonte o olhar das interpenetrações que ocorrem entre o universal e o singular.

O evento abriu as portas para que o projeto pudesse se colocar como veículo de discussão do fazer científico, bem como oportunizou a democratização dos textos mais psicológicos de Sartre. Evidentemente, a discussão não pode se encerrar em um encontro de poucas horas, mas se perpetuou naqueles que se sentiram provocados pelo que foi compartilhado.

O evento foi transmitido pelo Youtube e encontra-se disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=RKixkSVfXbk

Agradecemos imensamente a solicitude prestada pelo Dr. Carlos Eduardo de Moura que aceitou prontamente nosso convite, além de presentear à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco com exemplares de um de seus livros.

 

2. Treinamento mental no esporte

O segundo evento do Com-versas foi o “Treinamento mental no esporte” que aconteceu dia 26 de junho de 2022 e contou com a presença de Ana Cláudia Canário Costa Alves que é Especialista em Psicologia do Esporte, membro da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte),psicóloga da seleção brasileira de ginástica rítmica, arte-educadora e arteterapeuta membro da Associação Baiana de Arteterapia.

        O encontro foi gratuito e presencial no auditório da Univasf - Campus centro às 19h, e teve como público-alvo treinadores, atletas, profissionais e estudantes de psicologia, educação física e áreas afins.

Foi um Com-versas preenchido por trocas bastante ricas pois proporcionou a aprendizagem acerca de algumas práticas mentais que podem contar como auxílio na evolução de atletas, além de apontar algumas maneiras que os treinadores podem se apropriar dessa ferramenta em favor do progresso profissional dos atletas. Além disso a psicóloga ainda ofertou uma oficina prática com atletas e treinadores da APA- Petrolina e da equipe Paraciclismo do Vale. Um momento de grande aprendizado para todos que participaram

 Ver mais sobre este evento na matéria: http://nepfe.blogspot.com/2022/07/psicologia-do-esporte-na-univasf.html

3. Sofrimento na educação com Marcelo Tavares

O evento “Educação e Sofrimento Psíquico” ocorreu no dia 22 de junho de 2022, através do YouTube, e contou com a participação de Marcelo Tavares. Marcelo é psicólogo, professor adjunto da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia IP/UnB, onde coordena o Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio. Com mediação pela Profa. Dra. Erika Epiphanio e por Silvio Guimarães, o debate teve como foco o sofrimento psíquico de indivíduos no contexto educacional, especialmente dos estudantes. A provocação inicial foi: “O professor e a escola podem ser agentes promotores de saúde e bem-estar?”. A partir disso, Marcelo Tavares falou sobre os dilemas que perpassam a adolescência, relacionando-os com a cultura e o método de educação atual, além de abordar a diferenciação entre estratégias de prevenção e estratégias de tratamento. Assim, destaca-se a importância dos conhecimentos proporcionados pelo evento para a formação em Psicologia, especialmente para a atuação no contexto educacional.

O evento encontra-se disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=_kdsa4IorwI&t=20s

 

4. Ação na escola

No dia 03/09/2022, a Escola Estadual Joaquim André Cavalcanti sediou a Maratona de Cuidado, uma ação que teve como objetivo proporcionar aos discentes envolvidos no projeto um maior contato com a comunidade externa fora do ambiente acadêmico, além de trabalhar com o público-alvo possíveis reflexões sobre o sofrimento psíquico. Nesse sentido, a iniciativa visou compreender as relações interpessoais das crianças, bem como estreitar a conexão entre os aspectos interno e externo, escolar e social/familiar, que influenciam diretamente no desenvolvimento dessas crianças. Percebeu-se, ainda, a importância da compreensão familiar e dos servidores da instituição sobre possíveis fatores desencadeadores de sofrimento nesses jovens, podendo, então, potencialmente, reconhecê-los e mudá-los.

Com base nisso, foram elaboradas oficinas e atividades que propiciaram reflexões, questionamentos e novas perspectivas para as crianças, a saber: oficina sobre reconhecimento e regulação da ansiedade; oficina sobre comunicação não violenta; roda de conversa sobre autoimagem e a construção de sentido; roda de conversa sobre os desafios da adolescência; roda de conversa sobre identificação e prevenção do bullying; oficina de yoga e corporeidade; e roda de conversa sobre a reflexão de si a partir da leitura. As ações foram facilitadas por estudantes envolvidos com o projeto Com-versas, com estudantes do 8º período de psicologia da ênfase de saúde, como atividade prática da disciplina Abordagens Psicológica em saúde e por estagiários e docentes do curso de psicologia da UNIVASF.

Além das oficinas, a Maratona de Cuidado ofereceu um plantão psicológico para atendimento individual sigiloso aos interessados, realizado pelos estagiários do curso de psicologia da Univasf. Essa ação foi uma oportunidade para a comunidade ter acesso ao atendimento psicológico e para que os estudantes aprendessem além do conteúdo acadêmico, desenvolvendo uma formação humanizada por meio de uma escuta acolhedora e um olhar sensível sobre o sofrimento psíquico que os jovens podem conter e que pode se manifestar no ambiente escolar.

Estudantes do projeto Com-versas e a coordenadora do projeto
 5. eSports e Psicologia do esporte, que papo é esse?

O Evento “eSports e Psicologia do Esporte. Que papo é este?”, que aconteceu no dia 19 de Outubro de 2022, na Sala Azul da UNIVASF, às 18:30, com a presença de Thaise Coutinho e Anderson Santos e mediado pela psicóloga Roseana Pacheco, discutiu os desafios, características e perspectivas futuras da atuação do psicólogo nessa nova área que envolve jogos online e a psicologia esportiva. Os desafios trabalhados envolveram a compreensão da cultura gamer e a adaptação da teoria psicológica para a realidade dos jogos eletrônicos. Além disso, o estigma associado aos jogos eletrônicos como sendo uma atividade viciante e prejudicial à saúde mental foi trazido como um ponto a ser mais bem abordado para uma atuação efetiva do psicólogo.

As perspectivas futuras apresentadas durante a conversa da atuação do psicólogo nessa área envolveram a implementação de programas de treinamento mental para jogadores de elite, o desenvolvimento de intervenções psicológicas para jogadores com problemas de saúde mental relacionados aos jogos eletrônicos e a conscientização sobre a importância da saúde mental em jogos eletrônicos.

 

6. Com-versas para cego ver

Como continuidade do projeto Com-versas, tivemos também o evento intitulado "Com-versas para cego ver: ou melhor, para ser visto" que ocorreu de modo on-line, através do canal do YouTube do Nepfee-Univasf,  no dia 10 de fevereiro de 2023 e contou com a participação do David Farias (coordenador do programa de Educação Paralímpica do CPB), do Milton Carvalho (servidor da Univasf) e do Elton Tadeu (paratleta da Associação Petrolinense de Atletismo). Tal momento foi pensado, organizado e realizado com o intuito de permitir que os com-versantes pudessem trazer um pouco de suas perspectivas profissionais a partir de suas experiências e vivências não apenas pelo viés da deficiência, mas para além dela. A presença desses interlocutores de áreas distintas debatendo a respeito de suas jornadas de vida e de profissão em campos diversos possibilitou a construção de conexões importantíssimas para se pensar os paradigmas da deficiência social como também as saídas possíveis rumo à edificação de espaços cada vez mais amplos e inclusivos.

O evento encontra-se também disponível no nosso canal do Youtube pelo link https://www.youtube.com/live/JEmv0pyvBXY?feature=share

 

7. Com-versas com Adriel - Amanda

        E para encerrar o projeto Com-versas,  recebemos o jovem escritor Adriel R. da Silva,  no dia 13 de Fevereiro de 2023, no auditório da UNIVASF, às 18h,  escritor da obra “A Sombra da Morte",. O autor escreveu o seu primeiro livro aos 17 anos e, nessa “com-versa”, trouxe um pouco das suas inspirações para a escrita da obra, além de abordar a sua trajetória com a literatura, compartilhando dificuldades e incentivos que teve ao longo desse caminho. O encontro foi mediado pela coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Erika Epiphanio e rendeu discussões muito importantes sobre a adolescência, visão de mundo e particularidades humanas. Nessa com-versa, para tornar o momento ainda mais rico, contamos ainda com a participação da mãe do autor e, também estudante do curso de Psicologia na UNIVASF, Niuzete, que trouxe um pouco mais do processo do filho com a escrita, desde a infância. Após a com-versa, houve uma sessão de vendas e autógrafos da obra “A sombra da Morte”.

Link para aquisição da obra: https://a.co/d/2RNoQjo

 



E assim, encerramos mais um projeto de extensão promovido pelo NEPFEE.

Aguardem que em breve teremos novos projetos em ação, pois o NEPFEE tem como objetivo fomentar e desenvolver ações com a comunidade e pesquisas tendo como foco a fenomenologia enquanto perspectiva teórica e o esporte, a educação a ações clinicas como áreas de atuação da psicologia.

Comentários