Cuidado, Psicologia do Esporte e Iniciação Esportiva Infantojuvenil: uma prática em campo na Associação Petrolinense de Atletismo.

 

Por Ana Vitória Sousa e Leonardo Nascimento Gonçalves

Quem somos, o que fazemos e porque existimos...

Olá leitores, hoje viemos aqui com o intuito de apresentar para vocês o nosso mais novo projeto de extensão que tem como objetivo levar alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco para a atuação prática a fim de possibilitar o contato com um campo crescente dentro da Psi, mas ainda pouco  amparado dentro do Vale do São Francisco: a Psicologia do Esporte.

Aprovado no edital PIBEX-2023 da Univasf, o projeto intitulado “Psicologia do esporte na iniciação esportiva de crianças com e sem deficiência: desenvolvimento e cuidado” é uma ligação entre a academia e a prática em campo na Associação Petrolinense de Atletismo – APA com foco na iniciação esportiva, seus atores e preceitos. Mas começando do começo, você sabe o que é a iniciação esportiva?



Iniciação esportiva na infância e adolescência:

Bem, para facilitar a compreensão da nossa proposta é importante fazer uma breve explanação a respeito da iniciação esportiva e seus conceitos básicos. Esse campo de atuação é entendido enquanto o processo de iniciação e facilitação do contato do sujeito com uma modalidade esportiva, o que o leva a aprender desde os aspectos mais básicos de regra e estruturação do esporte, passando pelo aprendizado do conjunto de técnicas necessárias para desempenhá-lo e chegando a um nível mais específico de aprendizagem grupal e social facilitada pelo esporte.

Desse modo, a iniciação esportiva na infância e adolescência é entendida como um processo amplo de ensino e aprendizagem que tem como uma das finalidades a aquisição de conhecimentos sobre determinado esporte, bem como as habilidades necessárias para praticá-lo (Garraba, Rubio e Ângelo, 2009). Para além disso, Bairros e Antunes (2020) apontam que esse tipo de programa esportivo deve ser compreendido como um período importantíssimo para a construção do caráter, mentalidade crítica, senso de coletividade e empatia das crianças, não devendo estar focado apenas no caráter físico e motor, mas usando eles para chegar a tais características mais relevantes. Assim sendo, o contexto amplo da iniciação esportiva tem potencial para envolver seus integrantes em um espaço de compartilhamento de saberes e experiências que, em sua finalidade última, deve ser pensado para promover desenvolvimento integral, não sendo apenas destinado à formação de novos atletas.



Nesse sentido, esta prática na infância e adolescência tem sido apontada como uma ferramenta que contribui de forma singular ao desenvolvimento, sendo que diversos estudos comprovam que a iniciação esportiva, quando bem orientada, eleva as capacidades humanas, sendo estas físicas, motoras e psicossociais. Quando consideramos este mesmo fenômeno da iniciação esportiva para crianças em contextos de vulnerabilidade social, bem como para crianças com algum tipo de deficiência, temos uma potencialização dos possíveis benefícios que esta prática pode trazer, além de ser um facilitador para a inclusão social deste grupo de pessoas (Cortês Neto, Dantas e Maia, 2015).

Nesse quesito, a APA se mostrou enquanto um espaço de atuação extremamente profícuo por possibilitar todas essas interlocuções sociais imprescindíveis para um desenvolvimento social amplo e humanizado.

O campo de atuação – APA:

A APA tem uma história brilhante na região de Petrolina-Juazeiro com atletas e paratletas que têm alcançado resultados expressivos em competições nacionais e internacionais, logo, seus atletas e paratletas são exemplos e ídolos de muitas crianças que se espelham em suas trajetórias. Após sair vitoriosa no último Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, a equipe se tornou bicampeã e trouxe para casa 45 medalhas (sendo 19 ouros, 11 prata e 15 de bronze). Ademais, os paratletas também estabeleceram novos recordes nacionais, aumentando o prestígio em suas trajetórias no esporte e na equipe. E, a cerca de 2 anos atrás, a APA abriu a Escolinha de Atletismo Incluso voltada para a iniciação esportiva e hoje conta com mais de 40 alunos com idades entre 2 e 16 anos.

O direcionamento à atuação junto a Associação se deu a partir de uma prática de uma disciplina obrigatória do curso de Psicologia na qual um grupo de estudantes teve acesso a Escolinha e pôde perceber a importância de desenvolver ações mais longínquas neste contexto, ampliando as dimensões a serem atingidas a partir do elo construído entre ensino, pesquisa e extensão. Esta prática acadêmica pregressa foi um despertar para a possibilidade de atuar dentro da Psicologia do Esporte ainda dentro da graduação e junto à uma instituição extremamente relevante para o esporte regional e nacional. E, a partir dela, o atual projeto de extensão foi idealizado e construído.



Objetivos do projeto:

O objetivo principal do projeto é desenvolver intervenções de Psicologia do Esporte com a equipe da iniciação esportiva buscando levar para campo uma interlocução entre teoria e prática dentro dessa área de atuação. Para tanto, o trabalho será desenvolvido em conjunto com todos os atores que participam da Escolinha, sendo eles: crianças e adolescentes, treinadores, pais/responsáveis e a diretoria da Associação. Dessa maneira, busca-se realizar uma prática que seja cuidadosa e esteja atenta as diversas interfaces que entrecortam o campo da iniciação esportiva e influenciam no processo de ensino, aprendizado e crescimento dentro do esporte.



Equipe:

O projeto é coordenado pela Prof. Dra. Erika Hofling Epiphanio e composto 1 aluna bolsista, 9 alunos voluntários e 1 aluna colaboradora do curso de Psicologia.

http://nepfe.blogspot.com/2023/06/o-nepfee-com-cara-nova-e-novidades.html

 

E aí? Gostou do nosso projeto? Esperamos que sim!

Logo em breve voltaremos com mais atualizações sobre dessa atividade que está ganhando cada vez mais nosso carinho, atenção, cuidado e dedicação. Obrigada por ter lido até aqui e até mais!!!

Referências:

BAIRROS, G. K. K.; ANTUNES, F. R. Estratégias metodológicas utilizadas na iniciação esportiva por um profissional de educação física. Revista Da Saúde Da AJES, 6(12), 27–34. 2020.

CORTES NETO, E.D.; DANTAS, M.M.C.; MAIA, E.M.C. Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e adolescentes. Saúde e Transformação social, 6 (3), 109-117. 2015.

GABARRA, L. M.; RUBIO, K.; ÂNGELO, L. F. A Psicologia do Esporte na iniciação esportiva infantil. Psicologia para América Latina, n. 18, 2009.


Para mais informações acesse nosso instagram e assistam a primeira matéria feita sobre o projeto.

https://www.instagram.com/p/CuPC2L4OMmK/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

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