Cuidado, Psicologia do Esporte e Iniciação Esportiva Infantojuvenil: uma prática em campo na Associação Petrolinense de Atletismo.
Por Ana Vitória Sousa e Leonardo Nascimento Gonçalves
Quem
somos, o que fazemos e porque existimos...
Olá leitores, hoje viemos aqui com o
intuito de apresentar para vocês o nosso mais novo projeto de extensão que tem
como objetivo levar alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do
Vale do São Francisco para a atuação prática a fim de possibilitar o contato
com um campo crescente dentro da Psi, mas ainda pouco amparado dentro do Vale do São Francisco: a
Psicologia do Esporte.
Aprovado no edital PIBEX-2023 da
Univasf, o projeto intitulado “Psicologia do esporte na iniciação esportiva de
crianças com e sem deficiência: desenvolvimento e cuidado” é uma ligação entre
a academia e a prática em campo na Associação Petrolinense de Atletismo – APA
com foco na iniciação esportiva, seus atores e preceitos. Mas começando do
começo, você sabe o que é a iniciação esportiva?
Iniciação
esportiva na infância e adolescência:
Bem, para facilitar a compreensão da
nossa proposta é importante fazer uma breve explanação a respeito da iniciação
esportiva e seus conceitos básicos. Esse campo de atuação é entendido enquanto
o processo de iniciação e facilitação do contato do sujeito com uma modalidade
esportiva, o que o leva a aprender desde os aspectos mais básicos de regra e
estruturação do esporte, passando pelo aprendizado do conjunto de técnicas
necessárias para desempenhá-lo e chegando a um nível mais específico de
aprendizagem grupal e social facilitada pelo esporte.
Desse modo, a iniciação esportiva na
infância e adolescência é entendida como um processo amplo de ensino e
aprendizagem que tem como uma das finalidades a aquisição de conhecimentos
sobre determinado esporte, bem como as habilidades necessárias para praticá-lo
(Garraba, Rubio e Ângelo, 2009). Para além disso, Bairros e Antunes (2020)
apontam que esse tipo de programa esportivo deve ser compreendido como um
período importantíssimo para a construção do caráter, mentalidade crítica,
senso de coletividade e empatia das crianças, não devendo estar focado apenas
no caráter físico e motor, mas usando eles para chegar a tais características
mais relevantes. Assim sendo, o contexto amplo da iniciação esportiva tem
potencial para envolver seus integrantes em um espaço de compartilhamento de
saberes e experiências que, em sua finalidade última, deve ser pensado para
promover desenvolvimento integral, não sendo apenas destinado à formação de
novos atletas.
Nesse sentido, esta prática na
infância e adolescência tem sido apontada como uma ferramenta que contribui de
forma singular ao desenvolvimento, sendo que diversos estudos comprovam que a
iniciação esportiva, quando bem orientada, eleva as capacidades humanas, sendo
estas físicas, motoras e psicossociais. Quando consideramos este mesmo fenômeno
da iniciação esportiva para crianças em contextos de vulnerabilidade social,
bem como para crianças com algum tipo de deficiência, temos uma potencialização
dos possíveis benefícios que esta prática pode trazer, além de ser um
facilitador para a inclusão social deste grupo de pessoas (Cortês Neto, Dantas
e Maia, 2015).
Nesse quesito, a APA se mostrou
enquanto um espaço de atuação extremamente profícuo por possibilitar todas
essas interlocuções sociais imprescindíveis para um desenvolvimento social
amplo e humanizado.
O
campo de atuação – APA:
A APA tem uma história brilhante na
região de Petrolina-Juazeiro com atletas e paratletas que têm alcançado
resultados expressivos em competições nacionais e internacionais, logo, seus
atletas e paratletas são exemplos e ídolos de muitas crianças que se espelham
em suas trajetórias. Após sair vitoriosa no último Campeonato Brasileiro de Atletismo
Paralímpico, a equipe se tornou bicampeã e trouxe para casa 45 medalhas (sendo
19 ouros, 11 prata e 15 de bronze). Ademais, os paratletas também estabeleceram
novos recordes nacionais, aumentando o prestígio em suas trajetórias no esporte
e na equipe. E, a cerca de 2 anos atrás, a APA abriu a Escolinha de Atletismo
Incluso voltada para a iniciação esportiva e hoje conta com mais de 40 alunos
com idades entre 2 e 16 anos.
O direcionamento à atuação junto a
Associação se deu a partir de uma prática de uma disciplina obrigatória do
curso de Psicologia na qual um grupo de estudantes teve acesso a Escolinha e
pôde perceber a importância de desenvolver ações mais longínquas neste
contexto, ampliando as dimensões a serem atingidas a partir do elo construído
entre ensino, pesquisa e extensão. Esta prática acadêmica pregressa foi um
despertar para a possibilidade de atuar dentro da Psicologia do Esporte ainda
dentro da graduação e junto à uma instituição extremamente relevante para o
esporte regional e nacional. E, a partir dela, o atual projeto de extensão foi
idealizado e construído.
Objetivos
do projeto:
O objetivo principal do projeto é
desenvolver intervenções de Psicologia do Esporte com a equipe da iniciação
esportiva buscando levar para campo uma interlocução entre teoria e prática
dentro dessa área de atuação. Para tanto, o trabalho será desenvolvido em
conjunto com todos os atores que participam da Escolinha, sendo eles: crianças
e adolescentes, treinadores, pais/responsáveis e a diretoria da Associação.
Dessa maneira, busca-se realizar uma prática que seja cuidadosa e esteja atenta
as diversas interfaces que entrecortam o campo da iniciação esportiva e
influenciam no processo de ensino, aprendizado e crescimento dentro do esporte.
Equipe:
O projeto é coordenado pela Prof. Dra. Erika Hofling Epiphanio e composto 1 aluna bolsista, 9 alunos voluntários e 1 aluna colaboradora do curso de Psicologia.
http://nepfe.blogspot.com/2023/06/o-nepfee-com-cara-nova-e-novidades.html
E aí? Gostou do nosso projeto?
Esperamos que sim!
Logo em breve voltaremos com mais
atualizações sobre dessa atividade que está ganhando cada vez mais nosso
carinho, atenção, cuidado e dedicação. Obrigada por ter lido até aqui e até
mais!!!
Referências:
BAIRROS, G. K. K.; ANTUNES, F. R.
Estratégias metodológicas utilizadas na iniciação esportiva por um profissional
de educação física. Revista Da Saúde Da AJES, 6(12), 27–34. 2020.
CORTES NETO, E.D.; DANTAS, M.M.C.;
MAIA, E.M.C. Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e
adolescentes. Saúde e Transformação social, 6 (3), 109-117. 2015.
GABARRA, L. M.; RUBIO, K.; ÂNGELO,
L. F. A Psicologia do Esporte na iniciação esportiva infantil. Psicologia para
América Latina, n. 18, 2009.
Para mais informações acesse nosso instagram e assistam a primeira matéria feita sobre o projeto.
https://www.instagram.com/p/CuPC2L4OMmK/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
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